Google Earth oferece passeios virtuais por casas tradicionais em todo o mundo

Por Redação | 18 de Agosto de 2017 às 07h07

Quem gosta de usar o Google Earth e o Street View já sabe o alcance desses serviços. Os curiosos podem fazer uma caminhada virtual na sua cidade, ou então empreender uma viagem por Veneza ou Grand Canyon. Ajuda até ao interessado observar a região onde pretende comprar ou alugar um apartamento. Agora, é possível também espiar dentro das casas das pessoas.

Em abril, o Google lançou o This is Home, uma seleção de visitas virtuais interativas de habitações indígenas e tradicionais em todo o mundo. No início, eram apresentadas apenas cinco casas. Agora, o serviço cresceu e já é possível olhar a intimidade de 22 casas espalhadas pelo mundo.

A maioria das casas da seleção é formada por exemplos de residências tradicionais de várias regiões, deixadas vazias. Assim, o espectador pode explorar os objetos e os ambientes que compõem o espaço onde as pessoas moram.

Por exemplo, você pode conhecer a casa cor-de-rosa e cheia de bancos de uma nepalesa, recheada de fotos familiares. Ou uma casa de pedra de Santorini, na Grécia. Moradias de Madagascar, Peru, Jordânia e Groenlândia também estão na lista.

A casa nepalesa vista pelo Google Earth

Em alguns casos, como a da barraca do beduíno Nasser Awwad Nasser Al Zalabiyah, que fica no deserto jordano, as imagens também mostram habitantes, oferecendo um vislumbre íntimo da vida doméstica de uma família.

A tenda do beduíno Nasser Awwad Nasser Al Zalabiyah, na Jordânia

Os resultados parecem uma experiência voyeurística desconfortável, nos casos de moradias com pessoas. Mas a capacidade de levar os espectadores a tão perto dos rituais diários de alguém a milhares de quilômetros de distância ainda é surpreendente.

Para acessar as imagens do Google Earth, basta ir ao projeto This is Home.

Fonte: Quartz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.