Publicidade

Google Earth começa a utilizar dados do satélite Landsat 8

Por| 27 de Junho de 2016 às 21h15

Link copiado!

Reprodução/Mashable
Reprodução/Mashable
Tudo sobre Google

O Google Earth promete mudar em breve. Agora, a empresa de buscadores está obtendo dados de um satélite lançado em 2013 para repaginar as imagens presentes no seu aplicativo de mapas interativos dentro do nosso planeta.

A nova versão utilizará dados do satélite Landsat 8, lançado pela NASA e que tira "duas vezes mais fotos do que o Landsat 7 tirava todos os dias", de acordo com o Google.

"A nova versão do Google Earth usa os dados mais recentes disponíveis, a maioria vinda do Landsat 8, fazendo desta a maior atualização global já feita no serviço", disse o gerente de programação do aplicativo, Chris Herwig.

Continua após a publicidade

A maior parte da Terra geralmente fica coberta de nuvens, mas o Google Maps utiliza todas as fotos possíveis de um mesmo local e combina-as para ter uma imagem final mais nítida, com cerca de 700 trilhões de pixels.

"Nosso mosaico de fotos anterior utilizava imagens apenas do Landsat 7, que na época era o que oferecia a tecnologia mais avançada do seu tipo. Infelizmente, as imagens do Landsat 7 capturadas depois de 2003 foram afetadas por uma falha de hardware, resultando em grandes lacunas diagonais de dados", explicou Herwig.

A partir dos dados obtidos pelos Landsats 7 e 8, os cientistas podem estudar fenômenos de crescimento urbano e de áreas desflorestadas.

Para explorar as imagens capturadas pelo programa Landsat (que funciona desde 1972), é só entrar na camada de satélite do Google Maps ou Google Earth.

Continua após a publicidade

Fonte: Mashable