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Google desiste de cortar cookies de terceiros no Chrome; entenda o caso

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

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Nathana Rebouças/Unsplash
Nathana Rebouças/Unsplash

O projeto do Google para acabar com os cookies de terceiros no Chrome não deve mais sair do papel. A iniciativa Privacy Sandbox, responsável por desenvolver as soluções de privacidade nesse caso, anunciou nesta terça-feira (22) que não vai mais lançar um novo padrão para desativá-los

“Nós tomamos a decisão de manter nossa abordagem de oferecer acesso à escolha por cookies de terceiros no Chrome e não vamos liberar um novo prompt independente para isso”, informou o vice-presidente da Privacy Sandbox, Anthony Chavez, em nota oficial nesta terça-feira (22).

O anúncio praticamente marca o fim da ideia de remover estes cookies e reformular todo o mercado de publicidade na web, uma ideia proposta pelo Google em 2019 e que nunca conseguiu ser colocada 100% em prática. O Canaltech recapitula o que aconteceu:

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  • O que são cookies de terceiros?
  • O que aconteceu com a Privacy Sandbox?
  • Quais são as opções disponíveis no Chrome?

O que são cookies de terceiros?

Cookies são pequenos arquivos que armazenam alguns dados de uso ao acessar uma página da web. Os cookies primários são gerenciados pelos próprios sites e podem salvar informações importantes, como as credenciais de acesso.

Já os cookies de terceiros, como o nome sugere, são criados por outros sites e por isso têm importância para veicular anúncios na web, pois importam preferências de uso e páginas acessadas pelo usuário com objetivo de personalizar a experiência

Por exemplo: caso você tenha entrado no site de uma loja e acessado páginas de produtos, os cookies de terceiros podem ser usados por outro site para mostrar os anúncios específicos da loja anterior. 

Ainda que a prática segmente a experiência, também gera preocupações com a privacidade do usuário, já que sites podem monitorar os padrões de comportamento de cada indivíduo.

O que aconteceu com a Privacy Sandbox?

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O projeto Privacy Sandbox foi revelado em 2019 pelo Google com o objetivo de construir APIs e outros mecanismos para aumentar a privacidade online. O objetivo principal era um kit de ferramentas para substituir os cookies de terceiros e criar um novo padrão no Chrome.

No lugar de coletar dados individuais, a Privacy Sandbox criaria grupos de perfis com preferências similares. A medida, no entanto, foi alvo de críticas regulatórias, pois ajudaria a manter o domínio do Google sobre os anúncios na web, e perdeu força ao longo dos anos com uma série de adiamentos. 

A ideia principal era aplicar o modelo a partir de 2022, mas os primeiros testes vieram somente no ano seguinte com 1% dos usuários. Depois disso, o prazo foi adiado para 2024 e depois para 2025, mas nunca foram consolidados.

A Big Tech voltou atrás e mudou a abordagem com relação ao tema em julho do ano passado: a empresa não removeria os cookies do Chrome, mas deixaria os usuários escolherem entre permitir ou não o uso dos dados individuais. 

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Quais são as opções disponíveis no Chrome?

A Privacy Sandbox anunciou que vai manter o bloqueio contra cookies de terceiros no modo de navegação anônima do Chrome, já ativado por padrão no app, e ainda pretende lançar um recurso de proteção do endereço de IP no mesmo modo a partir do segundo semestre deste ano.

A área de privacidade e segurança do navegador tem uma aba dedicada apenas aos “biscoitos”, com opções para bloquear todos os componentes nos sites e impedir o rastreamento durante o tráfego de navegação.

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