Google comemora Mês do Orgulho LGBT com a campanha #OrgulhodeSer

Por Redação | 13 de Junho de 2017 às 15h13

Junho é o mês em que se celebra o Orgulho LGBT, período para não somente comemorar a resistência desse grupo oprimido por conta de suas sexualidades e identidades de gênero, como, também, conscientizar a sociedade sobre a causa. E o Google, como de costume, entra de cabeça no ativismo.

Em 2017, a gigante da internet criou a campanha #OrgulhodeSer “para disseminar as vozes da diversidade e compreensão”, de acordo com anúncio oficial da companhia. Com isso, produtos e plataformas como o YouTube, Mapas, Busca e Google Allo entram no ritmo e nas cores da celebração LGBT.

No YouTube, a companhia mobilizou vários canais da América Latina que, durante duas semanas, viajarão entre o Brasil e o México para produzir conteúdos sobre a diversidade, participando das Paradas do Orgulho LGBT em São Paulo, no domingo (18) e na Cidade do México no dia 24. Participarão da ação os YouTubers Jessica e Herbert, do Canal das BEE (Brasil), Alejo Igoa (da Argentina), Victoria Volkova (México), Matu Garcia (Colômbia) e David Montoya (Chile).

A dupla de brasileiros publicará uma série de seis vídeos com mais de 20 criadores e ativistas em parceria com o YouTube Space de São Paulo, para explicar o que é ser parte da sigla LGBT, abordando, ainda, temas como o machismo e a desinformação.

Já o Google Maps ajudará os visitantes que chegarem à capital paulista para não se perderem no caminho para a Parada e outros eventos paralelos. O Google adicionou aos mapas a rota do desfile e outras informações relevantes, tanto no aplicativo para Android, quanto no iOS.

Quanto à ferramenta de buscas, ao pesquisar por “Parada SP” ou qualquer termo relacionado ao evento, o buscador trará os resultados em uma página toda decorada com as cores do arco-íris, que representam o movimento LGBT. O Google já havia transformado a página com resultados relacionados ao universo LGBT no início de junho, quando lançou um Doodle em homenagem a Gilbert Baker, criador da icônica bandeira do arco-íris que se tornou o símbolo da causa.

Por fim, quem usa o Google Allo terá dois novos pacotes de adesivos temáticos: o “É só amor” foi desenvolvido especialmente para a campanha #OrgulhodeSer, e o pacote “Orgulhe-se de quem você é”, criado pela brasileira Bárbara Malagoli, traz expressões e jargões do “vale”, como “não sou obrigadx”, por exemplo.