Google comemora 19 anos nesta segunda-feira (4)

Por Redação | 04 de Setembro de 2017 às 17h35

A internet como a conhecemos seria bastante diferente sem o Google e todas as inovações que a gigante nos proporcionou. Nesta segunda (4), a companhia comemora 19 anos de existência, pois foi no dia 4 de setembro de 1998 que Larry Page e Sergey Brin oficializaram a Google Inc. para viabilizar suas ideias.

Na época, a dupla ainda eram estudantes da Universidade de Stanford, e provavelmente eles não tinham muita noção do que o Google se tornaria duas décadas depois. Quando lançado, o site oferecia apenas um mecanismo de buscas, que foi criado com um investimento de US$ 100 mil fornecido pelo cofundador da Sun Microsystem.

Esse foi um dos primeiros layouts do Google

O Google, então, rapidamente se tornou a ferramenta de buscas favorita de uma imensidão de pessoas em todo o mundo, sendo que, no início dos anos 2000, o serviço já estava disponível em dez idiomas além do inglês (incluindo o português brasileiro). Em junho do mesmo ano, o Google já contabilizava 1 bilhão de URLs indexadas.

Então, para crescer no promissor mercado da tecnologia, a empresa começou a desenvolver outros serviços além do buscador, e muitos se mostraram igualmente bem-sucedidos, como foi o caso do Orkut, que revolucionou o que hoje chamamos de redes sociais, além do Gmail, que é o serviço de e-mail favorito de muita gente.

A companhia também comprou serviços que estavam crescendo na época, como foi o caso do YouTube, que, sob o seu comando, passou de um simples site que permitia a publicação de vídeos para essa plataforma multimídia dos dias atuais. O Google também tem sucesso com outros produtos, como o Maps, Earth, Street View e, claro, o sistema operacional móvel Android.

Fonte: Time

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.