Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google celebra 80 anos de Gilberto Gil com mostra digital e músicas inéditas

Por| 14 de Junho de 2022 às 13h41

Link copiado!

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil
Tudo sobre Google

O Google anunciou, nesta terça (14), o lançamento de um tributo aos 80 anos do cantor, compositor, multi-instrumentista e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil. A homenagem inclui o lançamento de músicas inéditas e uma mostra digital com dezenas de milhares de itens, a primeira de um artista vivo no Google Arts & Culture, plataforma de cultura da Gigante da Web.

A mostra "O Ritmo de Gil" conta com mais de 41 mil imagens organizadas em 140 seções, bem como com 900 registros históricos em vídeo digitalizadas especificamente para a exibição virtual. O acervo multimídia conta com materiais que remetem toda a trajetória de Gil, ressaltando sua influência não só na música brasileira, mas também em outras partes do mundo.

“A retrospectiva inédita sobre Gil retrata a vida e obra desse artista símbolo da cultura brasileira e do homem cercado de muitos outros artistas, amigos e da família. A partir de hoje, amantes da cultura brasileira, da afro-musicalidade, fãs e admiradores de Gilberto Gil em todo o mundo poderão acessar, à distância de alguns cliques, o tesouro que é sua história”, relata a gerente de projetos do Google Arts & Culture Valéria Gasparotti.

Continua após a publicidade

A exposição é fruto de uma parceria entre o Google e o Instituto Gilberto Gil cujo resultado é um deleite para os fãs do artista baiano. Disponível em português, inglês e espanhol, ela reúne materiais ligados não só à vida artística, mas também à vida pessoal e política de Gil.

"Fico muito feliz que, com essa coleção do Google Arts & Culture, pessoas do mundo todo, especialmente os mais jovens, podem ter acesso universal a um conteúdo tão vasto sobre toda minha trajetória", celebra Gil.

Músicas inéditas

Continua após a publicidade

Além da exposição virtual, o Google comemora os 80 anos de Gilberto Gil com o lançamento de uma série de músicas inéditas. O conjunto faz parte de um álbum gravado em 1982, em Nova York, que acabou perdido no retorno do artista ao Brasil e nunca foi lançado. O material também está disponível como parte da exposição digital.

A exposição virtual O Ritmo de Gil está disponível gratuitamente na web.