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Google aprimora IA para contextualizar melhor os resultados das buscas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2021 às 07h45

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Google aprimora IA para contextualizar melhor os resultados das buscas
Google aprimora IA para contextualizar melhor os resultados das buscas

Uma das principais novidades na reformulação do Google Notícias, em 2018, foi a introdução de um recurso para ajudar o usuário a navegar nos conteúdos informativos. Uma inteligência artificial passou a organizar as notícias conforme os assuntos, criando uma espécie de interconexão entre as informações para exibir os resultados mais relevantes para o usuário.

Essa funcionalidade recebeu o nome de “Cobertura Completa” e reúne dados sobre pessoas, coisas e lugares citados nas reportagens para organizar as publicações em linhas narrativas. Isso evita, por exemplo, que o resultado exiba cinco ou seis matérias idênticas, só que publicadas em portais diferentes. Após a reformulação, o Google passou a mostrar notícias complementares entre si, com maior variedade de fontes e que traziam novas informações ou vieses sobre uma temática.

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Agora, esse recurso está chegando para as buscas efetuadas na ferramenta de pesquisa. Ao pesquisar sobre um tópico específico, o usuário receberá como resultado um carrossel de notícias mais relevantes sobre aquilo. Se nenhum daqueles resultados o satisfazer, ainda será possível clicar em “cobertura completa” para ver outras variantes.

Não há informações sobre mudanças no algoritmo neste momento. Portanto, os sites não-noticiosos, mais ainda assim relevantes para determinada palavra-chave, continuarão ocupando as primeiras posições na SERP.

Resultados da busca serão mais completos

A ideia é trazer também estatísticas, definições, respostas para dúvidas mais comuns, posts de autoridades ou figuras reconhecidas e outros dados que o mecanismo de busca julgar relevantes para a sua compreensão do assunto. A ideia da gigante de Mountain View é permitir que pessoas completamente leigas em um assunto consigam entender o que está ocorrendo com poucos cliques.

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O Google também menciona o uso de novas tecnologias para ajudar a detectar temáticas de longa duração, com muitas semanas ou até anos, como a COVID-19 ou a cobertura regular sobre o campeonato brasileiro de futebol.

Até o momento, esse recurso está disponível oficialmente apenas em inglês dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a nova busca está liberada para alguns usuários e somente em determinadas temáticas, como na cobertura da pandemia, por exemplo. Estão sendo feitos testes em outras localidades e idiomas para levar a novidade a todos nos próximos meses.

Com a explosão das fake news nos últimos anos, o Google começou a desenvolver aprimoramentos constantes para combater a desinformação. A maior ênfase aos portais noticiosos foi uma das iniciativas para conter as notícias falsas. A empresa também passou a dar mais informação de contexto aos resultados de uma busca. O buscador redesenhou o layout da versão mobile para tornar a navegação mais clara.

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Será que a nova SERP vai agradar aos usuários? Ou prefere a versão antiga dos resultados? Dê a sua opinião.

Fonte: 9to5google