Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia integração com o Assistente e outras novidades para o Workspace

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2021 às 22h20

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

É cada vez mais nítido que o futuro do trabalho será híbrido — mesmo quando a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) terminar, as empresas ainda permitirão que seus colaboradores atuem de forma flexível, indo ao escritório ou mantendo-se em casa de acordo com a necessidade. Pensando nisso, o Google anunciou, nesta segunda-feira (1º), uma série de novidades bem interessantes para a suíte profissional Workspace.

Primeiramente, finalmente será possível utilizar o Google Assistente para fins profissionais. O assistente virtual do Gigante das Buscas foi integrado aos domínios corporativos, de forma que, a partir de agora, você pode utilizar seus comandos de voz para checar seus compromissos na agenda, entrar rapidamente em uma reunião do Google Meet ou até mesmo mandar emails para seus colegas de trabalho — muito mais fácil, não é mesmo?

Vale lembrar que essa funcionalidade já estava sendo testada em Beta, e, agora, passa a ser disponibilizada de forma estável para todos os dispositivos móveis compatíveis. Também será possível usar o Assistente nos smart displays, mas, para tais gadgets, a novidade ainda está em fase de testes

Continua após a publicidade

Melhorias nas videoconferências

E, por falar em Meet, este foi outro produto que recebeu melhorias. Agora ele é compatível com múltiplas telas, o que significa uma experiência bem mais bacana para quem trabalha com dois monitores (ou um monitor e um smart display, por exemplo). O aplicativo para dispositivos móveis também será atualizado para exibir mais rostos em uma chamada e possibilitar o uso de outros softwares em tela dividida (split-screen ou picture-by-picture).

Interessante também é o fato de que a companhia está adicionando recursos adicionais em sua plataforma de comunicação instantânea: em breve, ela receberá enquetes, perguntas e respostas e legendas ao vivo em inglês, espanhol, alemão, francês e — aleluia! — português. Esta última novidade é especialmente útil quando falamos sobre inclusão de deficientes auditivos no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Mensurando a produtividade

Não satisfeito, o Google também passará a fornecer ferramentas para que os profissionais consigam contabilizar o seu tempo de trabalho e compartilhar esses relatórios com terceiros. Afinal, com o home office e a flexibilização de horas, fica difícil manter um acompanhamento preciso de quanto cada funcionário está trabalhando. Essas ferramentas serão integradas no Calendar, no Meet, no Chat e no Gmail.

“Como empresa, estamos focados em como podemos fazer com que esse novo modelo de trabalho híbrido dê suporte à colaboração e à inovação, aprimorando a inclusão e o bem-estar dos funcionários do Google. Estamos interessados no que chamamos de igualdade de colaboração, ou a capacidade de contribuir igualmente, independentemente da localização, função, nível de experiência, idioma e preferência de dispositivo”, explica Javier Soltero, vice-presidente do Google Workspace.

Continua após a publicidade

As novidades serão disponibilizadas de forma gradual ao longo das próximas semanas.

Fonte: Google