Gmail vai passar a corrigir seus erros de digitação e de gramática

Por Felipe Demartini | 21 de Agosto de 2019 às 11h05

Os dias de morrer de vergonha por causa de um erro de digitação ou gramática cometidos por desatenção em e-mails estão chegando ao fim. Uma atualização do Gmail está implementando um corretor ortográfico ao serviço de e-mails da Google, corrigindo typos automaticamente e também indicando correções quando o seu vernáculo não estiver lá essas coisas.

Usando inteligência artificial da mesma forma que o atual sistema de sugestão de frases e palavras, a tecnologia identificará erros de digitação comuns e os corrigirá sem a necessidade de intervenção do usuário. Já as falhas na gramática ficam sublinhadas, mais ou menos como em um documento do Word, com direito a sugestões de grafia correta quando o usuário passa o mouse sobre o termo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É, também, uma nova implementação de um sistema que está disponível desde fevereiro no Google Docs, funcionando no Gmail da mesma maneira. De acordo com a companhia, a inteligência artificial estará sempre sendo alimentada não apenas pelo movimento da língua, gírias comuns e demais alterações, mas também com a forma como o usuário digita, podendo prestar atenção em erros de digitação costumeiros e indicando possibilidades de correção de acordo com a formalidade do que está sendo escrito.

Corretor ortográfico do Gmail indica problemas de gramática e dá sugestões de substituição, enquanto erros de digitação são alterados automaticamente (Imagem: Divulgação/Google)

Além disso, a Google também trabalhou com especialistas em linguagem e IA, uma vez que lidar com gramática não é a mais fácil das tarefas, apesar de os idiomas terem sempre um conjunto de regras definidas. Entra em jogo a machine translation, sistema que, basicamente, indica à inteligência artificial que ela deve substituir uma palavra pela outra. Aqui, entretando, os modelos tiveram de passar por um treinamento e aprimoramento muito maior para que também entendessem contexto, sintaxe e semântica.

Por enquanto, a atualização está disponível apenas aos usuários dos aplicativos G Suite e somente em língua inglesa. Aos poucos, a Google promete liberar o recurso para mais gente e também em outros idiomas populares no Gmail.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.