Gmail vai bloquear envio de arquivos JavaScript para evitar ciberataques

Por Redação | 26.01.2017 às 07:59

Em mais uma medida para incrementar a segurança de seu serviço de e-mail, o Google decidiu por impedir o envio de arquivos JavaScript no Gmail.

A partir do próximo dia 13 de fevereiro, uma atualização do serviço irá bloquear o anexo de arquivos com extensão .js às mensagens. Cada vez mais cibercriminosos vêm utilizando de arquivos desse tipo para iniciar ataques maliciosos, ludibriando as vítimas a baixá-los alegando ser uma foto pessoal comprometedora ou coisas do tipo. Uma vez executados, tais arquivos abrem as portas para o roubo de dados pessoais e podem comprometer o funcionamento do computador ou do dispositivo móvel.

A partir do dia 13 de fevereiro quem tentar anexar algum arquivo JavaScript no Gmail será barrado
A partir do dia 13 de fevereiro quem tentar anexar algum arquivo JavaScript no Gmail será barrado (Reprodução: G Suite Updates)

Com seu bloqueio, os arquivos JavaScript se juntam aos .exe, .bat e .msc - todos proibidos de serem enviados no Gmail, até mesmo em arquivos comprimidos. Caso o usuário realmente tenha de enviar arquivos com essas extensões, deverá utilizar o Google Drive ou o Google Cloud Storage.

Quem tentar anexar um JavaScript receberá um alerta falando da impossibilidade de enviá-lo. Entretanto, ainda não se sabe se os destinatários que receberem arquivos legítimos também serão notificados da nocividade de baixar e abrir eles.

Fonte: G Suite Updates