Gigantes de mídia da América do Norte se unem contra Google e Facebook

Por Redação | 11.07.2017 às 17:02

Algumas empresas que são verdadeiras gigantes do segmento de mídia dos Estados Unidos e Canadá estão se unindo por um objetivo em comum: batalhar contra o Google e o Facebook. As companhias estão acusando as gigantes da internet de consumirem e oferecerem conteúdo sem remunerar os produtores de notícias, controlando o meio digital indevidamente.

Os alvos são o feed de notícias da rede social de Mark Zuckerberg e o Google News, que estão sendo acusados de disseminarem conteúdo sem investimentos, e com faturamento publicitário que não é compartilhado corretamente com aquelas pessoas que produzem os conteúdos ali exibidos. Com a formação da News Media Alliance, as empresas de comunicação reuniram mais de 2 mil publicações desse tipo e querem que o Congresso norte-americano reivindique junto às empresas de tecnologia uma maneira de melhorar essa realidade.

Na apresentação criada pelo grupo, as empresas argumentam que “as empresas de notícias estão limitadas por um poder de negociação desagregado contra um duopólio”, referindo-se ao Google e Facebook. O objetivo da aliança é derrubar uma lei antitruste que impede que essas empresas de comunicação se juntem para defender seus interesses, mas que, ao mesmo tempo, não impede que as empresas de tecnologia controlem o segmento, forçando, assim, os produtores de conteúdo a se adequarem às suas normas.

De acordo com a visão de David Chavem, presidente e diretor executivo da News Media Alliance, “jornalismo de qualidade é fundamental para sustentar a democracia e é central para a sociedade”. O executivo também acredita que “para garantir que esse jornalismo tenha futuro, as empresas de comunicação que o sustentam devem ser capazes de negociar coletivamente com as plataformas digitais que realmente controlam a distribuição e o acesso do público na era digital”.

Via: O Globo