Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Free Software Foundation finalmente se pronuncia sobre retorno de Stalmann

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Abril de 2021 às 11h09

Link copiado!

TechCrunch
TechCrunch

O retorno do polêmico Richard Stallman ao conselho da Free Software Foundation, entidade que ele mesmo ajudou a fundar, segue dando o que falar dentro da comunidade de software livre e tecnologia. Desta vez, foi a vez da própria fundação se manifestar sobre o tema, que também contou com um manifesto de Stallman na sequência. 

Para situar novamente o leitor do Canaltech, Richard Stallman, também conhecido por RMS, renunciou ao cargo de líder da FSF em 2019 após declarações polêmicas sobre o caso de abuso cometido pelo professor de ciência da computação do Massachusetts Institute of Technology, Marvin Minsky, contra Jeffrey Epstein. Além disso, Stallman é conhecido por seus posicionamentos homofóbicos e até pedófilos em alguns momentos.

"Decidimos trazer RMS de volta porque sentimos falta de sua sabedoria. Sua perspicácia histórica, jurídica e técnica sobre software livre é incomparável. Ele tem uma profunda sensibilidade para as maneiras como as tecnologias podem contribuir para o aprimoramento e a diminuição dos direitos humanos básicos. Sua rede global de conexões é inestimável. Ele continua sendo o filósofo mais articulado e um defensor inquestionavelmente dedicado da liberdade na computação", disse o comunicado da FSF emitido no último dia 12 de abril.

Continua após a publicidade

Para membros da comunidade de Software Livre, o posicionamento da FSF soa como vista grossa ao "estilo" de Stallman, o que pode prejudicar a imagem da entidade. RMS, por sua vez, com mais respaldo da Free Software Foundation, também decidiu se posicionar abertamente sobre seu retorno, que aconteceu durante a conferência LibrePlanet, em março.

Com tom bem confuso, Stallman faz um mea culpa e assumiu seus erros, se dizendo uma pessoa transparente. Além disso, ele tratou de descolar sua imagem do professor Marvin Minsky, dizendo que ele o conhecia "apenas remotamente". 

Comunidade segue contra

O posicionamento da Free Software Foundation, além da de Stallman, não parece ter adiantado muito para conter a fúria dos ativistas. Para Bradley Kuhn, ex-membro do conselho da FSF e atual bolsista da Software Freedom Conservancy, ao ignorar os feitos de RMS, a entidade tem sua imagem prejudicada.

Continua após a publicidade

Fonte: ARSTechnica