Flickr permitirá a inclusão de fotos além do limite, basta usar Creative Commons

Por Se Hyeon Oh | 11 de Março de 2019 às 08h45
Divulgação/Flickr

Quando o Flickr anunciou que limitaria a inclusão de imagens a partir de contas gratuitas para apenas 1.000 fotos, a empresa revelou que haveria uma exceção: todas as fotos licenciadas como Creative Commons e submetidas até antes do dia 1º de novembro de 2018 seriam armazenados para sempre. Na última sexta-feira (8), o Flickr deu um passo adiante e anunciou que tornaria a política permanente, permitindo que todas as fotos com Creative Commons sejam armazenadas em seu sistema, independentemente da data de envio ou da limitação prévia de 1.000 fotos por conta.

Vale notar que, como medida preventiva, o site de compartilhamento de imagens removeu a opção que permitia alterar a licença das fotos, visando dificultar a adição de arquivos de usuários mal-intencionados que tenham atingido o limite do sistema. O Flickr afirma que, apesar de ser um tipo de bloqueio, possui a intensão de fazer com que as pessoas reflitam e compreendam as consequências e responsabilidades de tornar uma foto aberta para o público a partir do Creative Commons.

Não está claro se os usuários que já tinham alcançado as 1.000 fotos poderão enviar novas imagens ao serviço caso usem o Creative Commons, mas tudo indica que isso será, sim, possível.

Além disso, o Flickr afirmou que está adicionando contas “In memoriam” aos usuários que, infelizmente, vieram a falecer, bloqueando o uso da conta e preservando todas as imagens que ela possuía.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.