Falha faz Google parar de indexar centenas de páginas da internet

Por Rafael Rodrigues da Silva | 08 de Agosto de 2019 às 20h10
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Um preocupante problema tem afetado a Google desde a última quarta (7): a ferramenta de buscas da empresa não tem indexado as páginas mais recentes de alguns dos maiores sites da internet. Isso quer dizer que, desde ontem, as últimas publicações de alguns dos maiores sites do mundo não estão aparecendo entre os resultados da ferramenta de busca mais acessada do mundo.

Entre os sites afetados pelo problema estão grandes portais de notícias, como CNN, The Verge e todas páginas que fazem parte da rede de sites 9to5. O mais estranho é que o problema não afetou todos os sites que possuem um grande tráfego de pessoas, e diversas outras publicações não foram afetadas pela pane.

Ao usar o Google para procurar notícias sobre a Samsung no site The Verge, a ferramenta indica que a mais recente sobre o assunto foi publicada na quarta-feira (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
Mas, ao entrar no site, é possível ver que existem conteúdos sobre a Samsung publicados hoje, e que não foram indexados na busca do Google (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Essa não é a primeira vez que ocorre um problema na indexação de páginas do Google neste ano. Em maio, a empresa ficou durante algumas horas sem indexar nenhuma publicação nova em todos os sites existentes. Na época, o problema foi resolvido em questão de horas, mas o problema atual já dura quase 24h sem solução.

Utilizando o Twitter, a Google disse que já resolveu o problema em sua ferramenta de inspeção de URL. Mas, pelo menos até o momento de redação desta nota, a empresa ainda não soube explicar por que apenas alguns sites foram afetados, e nem quando tudo deve ser resolvido de uma vez por todas.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.