Facebook está construindo cabo submarino de internet quilométrico na Argentina
Por Jessica Pinheiro | 06 de Setembro de 2018 às 13h53
Com uma parceira firmada com a GlobeNet, operadora de infraestrutura de telecomunicações, o Facebook acrescenta outro sistema de cabos submarinos à sua lista. O elo aquático passará, dessa vez, por Buenos Aires, na Argentina, e Rio de Janeiro, no Brasil (com uma filial adicionando alcançando a cidade de Porto Alegre). Sua estrutura terá 2.500 km e seu nome será “Malbec”.
O cabo, de propriedade da GlobeNet e do Facebook, será projetado para conectar melhor o Brasil com a Argentina, além de melhorar a conectividade entre os Estados Unidos e o segmento sul da América do Sul, o que inclui a Argentina. Com isso, a rede social deverá melhorar sua velocidade e transferência de dados nessas regiões, já que a infraestrutura fornecerá conectividade contínua.
Esta não é a primeira vez que o Facebook investe em cabos submarinos. Em 2012, a rede social investiu em cabos de internet subaquáticos da Asia Pacific Gateway, conectando a Malásia, Coreia do Sul e Japão, dentre outros países da região. Além disso, no ano passado, a empresa se juntou a Microsoft para completar o cabo transatlântico Marea, de 4.000 milhas.
O Marea conectava a América do Norte à Europa continental. Por fim, em janeiro, o Facebook também investiu em um cabo de 8.000 milhas que ligava os Estados Unidos a Hong Kong. Isso ajuda muito a companhia a fornecer serviços sem atrasos, incluindo mensagens, transmissão de vídeos e serviços em realidade virtual.
Os servidores do Facebook são localizados nos Estados Unidos, mas a empresa possui datacenters na Suécia e na Irlanda, além de um hub dinamarquês que deverá ser inaugurado em 2020, com outro previsto para abrir em Cingapura em 2022. Quanto ao Malbec, a previsão é que o cabo esteja operacional até 2020.
A GlobeNet já atua nas Américas com uma ampla gama de serviços de infraestrutura, sustentando mais de 23.500 quilômetros (14.200 milhas) de cabeamento submarino. O projeto Malbec já havia sido anunciado em maio, mas a parceria com o Facebook foi noticiada apenas nesta quinta-feira (6).
Fonte: Venture Beat