Publicidade

Executivo da Huawei diz que Wi-Fi 6 não é tão rápido quanto parece

Por| 20 de Fevereiro de 2020 às 11h35

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Talvez você não saiba, mas seu smartphone topo de linha já pode estar equipado com o novo padrão de rede Wi-Fi 6. Na teoria, a tecnologia de rede, também conhecida como 802.11ax, fornece até quatro vezes mais velocidade de conexão em relação à geração anterior, atingindo uma taxa de transferência de até 150 MB/s. Na prática, contudo, pode não ser tão bem assim.

De acordo com Bruce Lee, gerente de Produto da Huawei Technologies, embora o Wi-Fi 6 represente uma evolução considerável quando comparado ao Wi-Fi 5, suas iterações atuais, ou seja, o processo de programação de repetição de uma ou mais ações, não são tão impressionantes assim.

O executivo utilizou a rede social Weibo para expressar sua opinião quanto ao uso do Wi-Fi 6 em smartphones. Ele mencionou que a tecnologia pode atingir apenas 1200 Mbps (Megabits), enquanto a maior registrada é cerca de 900 Mbps. Ou seja, segundo ele, os smartphones não atingem o valor máximo do padrão, que é de 150 MB/s.

Continua após a publicidade

Para endossar o seu argumento, Bruce Lee anexou um print da tela do seu smartphone, um Mate 20, da Huawei. Conforme vemos na imagem, o modelo alcançou 1733 Mbps, teoricamente mais rápido que os novos celulares equipados com Wi-Fi 6.

O que o Wi-Fi 6 tem a oferecer aos smartphones?

Continua após a publicidade

A taxa de transferências de dados é apenas uma das novidades do Wi-Fi 6. O novo padrão oferece mais constância na conexão Wi-Fi, essencial para jogos e filmes online. Além disso, ele suporta streaming de vídeos em 8K, mesmo que dependa de outras variáveis, como provedor de internet e a própria indústria audiovisual. E tudo isso consumindo menos energia que o Wi-Fi 5.

Vale lembrar que, para utilizar o Wi-Fi 6, não basta somente possuir um smartphone compatível: todo o ambiente precisa estar em sincronia para que seu potencial seja alcançado. Ou seja, os roteadores devem ser compatíveis com o padrão 802.11ax.

Se, para ele, o novo padrão não implica em uma melhoria significativa em relação ao Wi-Fi 5, é bastante provável que não veremos a nova linha P40, que deve chegar ao mercado nos próximos meses, equipado com ele. Entretanto, como aponta o Gizmochina, o mercado de smartphones é um dos mais voláteis, praticamente obrigando as empresas a seguirem as tendências tecnológicas para não ficarem para trás. Se não vale a pena atualizar, só o tempo dirá.

Continua após a publicidade

Queremos saber: seu celular já possui o novo Wi-Fi 6? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Gizmochina