EUA lançam projeto que oferecerá internet gratuita para famílias de baixa renda

Por Redação | 15 de Julho de 2015 às 18h15

O governo dos Estados Unidos anunciou um novo programa piloto chamado ConnectHome que poderá mudar a experiência online de famílias de baixa renda em todo o país. Anunciada pela Casa Branca nesta quarta-feira (15), a iniciativa contará com o auxílio do Google e provedores de internet como a Cox, Sprint e Century Link.

O objetivo inicial do ConnectHome é fornecer serviço de banda larga gratuitamente ou com grandes descontos a 275 mil famílias americanas de baixa renda. O presidente Barack Obama deve anunciar oficialmente o plano durante um discurso em uma escola em Durant, Oklahoma.

O projeto será lançado em 27 cidades, incluindo Atlanta, Los Angeles, Cleveland e Nova Orleans. De início, a ideia é alcançar famílias de baixa renda que possuam crianças em idade escolar. "Enquanto muitos estudantes norte-americanos de classe média vão para casa com acesso à internet, permitindo que façam pesquisas, escrevam artigos e se comuniquem digitalmente com seus professores e outros estudantes, muitas crianças carentes estão desconectadas todas as tardes, quando estão longe da escola", afirmou um comunicado emitido pela Casa Branca.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O anúncio do programa acontece depois da divulgação de um novo relatório do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca que indica que a renda ainda é a maior barreira para o acesso a banda larga no país, acima inclusive de problemas geográficos.

O ConnectHome irá contar com plataformas como o Google Fiber, que oferecerá serviço gratuito para as famílias de baixa renda em Atlanta, Durham, Kansas City e Nashville. Já a Cox irá disponibilizar um plano por US$ 9,99 por mês para famílias em cidades como Macon, Georgia, Baton Rouge, Nova Orleans e Louisiana.

Para impulsionar o projeto, o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos irá exigir novos empreendimentos habitacionais públicos que apoiarão serviços de banda larga. A Best Buy PBS, a American Library Association e a Boys and Girls Clubs of America irão oferecer treinamento em internet para famílias de baixa renda em várias cidades do país.

Fonte: Cleveland.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.