EUA lançam projeto que oferecerá internet gratuita para famílias de baixa renda

Por Redação | 15 de Julho de 2015 às 18h15

O governo dos Estados Unidos anunciou um novo programa piloto chamado ConnectHome que poderá mudar a experiência online de famílias de baixa renda em todo o país. Anunciada pela Casa Branca nesta quarta-feira (15), a iniciativa contará com o auxílio do Google e provedores de internet como a Cox, Sprint e Century Link.

O objetivo inicial do ConnectHome é fornecer serviço de banda larga gratuitamente ou com grandes descontos a 275 mil famílias americanas de baixa renda. O presidente Barack Obama deve anunciar oficialmente o plano durante um discurso em uma escola em Durant, Oklahoma.

O projeto será lançado em 27 cidades, incluindo Atlanta, Los Angeles, Cleveland e Nova Orleans. De início, a ideia é alcançar famílias de baixa renda que possuam crianças em idade escolar. "Enquanto muitos estudantes norte-americanos de classe média vão para casa com acesso à internet, permitindo que façam pesquisas, escrevam artigos e se comuniquem digitalmente com seus professores e outros estudantes, muitas crianças carentes estão desconectadas todas as tardes, quando estão longe da escola", afirmou um comunicado emitido pela Casa Branca.

O anúncio do programa acontece depois da divulgação de um novo relatório do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca que indica que a renda ainda é a maior barreira para o acesso a banda larga no país, acima inclusive de problemas geográficos.

O ConnectHome irá contar com plataformas como o Google Fiber, que oferecerá serviço gratuito para as famílias de baixa renda em Atlanta, Durham, Kansas City e Nashville. Já a Cox irá disponibilizar um plano por US$ 9,99 por mês para famílias em cidades como Macon, Georgia, Baton Rouge, Nova Orleans e Louisiana.

Para impulsionar o projeto, o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos irá exigir novos empreendimentos habitacionais públicos que apoiarão serviços de banda larga. A Best Buy PBS, a American Library Association e a Boys and Girls Clubs of America irão oferecer treinamento em internet para famílias de baixa renda em várias cidades do país.

Fonte: Cleveland.com

Fonte: http://www.cleveland.com/open/index.ssf/2015/07/obama_to_expand_broadband_for_low-income_families.html

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.