Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA cedem controle sobre a internet à entidade global sem fins lucrativos

Por| 02 de Outubro de 2016 às 11h30

Link copiado!

AMOSA
AMOSA

O governo dos Estados Unidos concluiu, neste sábado, (1º), seu papel de supervisor de nomes e domínios na internet, entregando a gestão do sistema online a uma entidade global sem fins lucrativos. O Departamento de Comércio dos EUA anunciou o fim de seu contrato com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), organização que gerenciava a chamada "zona raiz" da internet. Com isso, a operação autorreguladora será ocupada por um grupo interdisciplinar, integrado por engenheiros, acadêmicos, empresários, grupos de governo e organizações não-governamentais.

A mudança faz parte de um plano para "privatizar" a internet defendido há três décadas pelos Estados Unidos. Segundo seus defensores, a medida ajudará a manter a segurança ao redor do mundo. Autoridades dos Estados Unidos e do Icann disseram que o contrato deu a Washington um papel de supervisor simbólico internacional da "zona raiz", na qual são criados novos domínios e endereços. Mas, seus críticos, entre eles congressistas, alegavam, porém, que isso poderia prejudicar a liberdade online ao dar direitos de votos a governos autoritários.

Stephen Crocker, chefe da Icann e um dos primeiros engenheiros a desenvolver protocolos de internet, celebrou a conclusão do contrato. "Essa transição estava prevista há 18 anos, com o incansável trabalho da comunidade internacional da internet, que elaborou um rascunho para uma proposta final para tornar isso realidade", disse ele, em um comunicado.

A Internet Society, um grupo formado pelos fundadores da web que busca manter o sistema aberto, avaliou que a transição é um passo positivo."A transição do Iana é uma poderosa ilustração do modelo multidisciplinar e uma afirmação de que o principal para enfrentar desafios da melhor maneira é por meio da transparência e de processos gerenciados em consenso", declarou o grupo.

Continua após a publicidade

Fonte: Folha Informática