Estudo aponta que 62% dos brasileiros não querem se desconectar durante férias

Por Redação | 21 de Junho de 2016 às 22h35

A Intel Security divulgou, nesta terça-feira (21), o estudo Detox Digital: desconectando-se durante as férias, que buscou entender melhor como os consumidores brasileiros fazem para continuar conectados enquanto viajam e como podem estar inadvertidamente colocando em risco sua identidade e seus dispositivos pessoais.

A pesquisa foi envolveu 13.960 pessoas com idades entre 21 e 54 anos, divididas equitativamente por sexo. No Brasil, 804 pessoas participaram da pesquisa. Quando questionadas sobre a definição de se desconectar, a maioria (78%) definiu estar desconectada como não usar a internet de forma alguma, não usar nenhuma mídia social (64%), ou não usar e-mail (56%). Quase metade das pessoas (46%) indicou que estar desconectado significa não realizar nem receber telefonemas.

Praticamente metade dos brasileiros entrevistados (48%) afirma ter saído de férias no ano passado com a intenção de se desconectar. Entre as pessoas na faixa dos 20 e 30 anos este percentual é de 49%. Entre as pessoas na faixa dos 40 anos o percentual é de 53%, e de 43% entre as pessoas com mais de 50 anos de idade.

Apesa das "boas intenções", a grande porcentagem de entrevistados que busca se desconectar diz não ser completamente bem sucedida na tarefa. As pessoas que tiveram sucesso em se desconectar afirmam ter diminuído a utilização de mídias sociais (61%), ou se abstiveram de leitura/resposta a e-mails de trabalho (53%) ou se abstiveram do uso das redes sociais (51%).

Para a maioria das pessoas que saem de férias, 67% afirmam que se desconectar serve como um calmante, 56% dizem que precisam de uma pausa do trabalho, e 50% afirmam que só querem curtir o momento (50%). Um quarto das pessoas diz fazê-lo por respeito pelo companheiro(a) com quem estão.

A maioria dos entrevistados (69%) afirma que suas férias foram mais agradáveis depois de terem se desconectado. Do total, 66% aproveitou mais o ambiente ao seu redor, 62% sentiu-se mais conectado com as pessoas com quem estava, enquanto 54% sentiu-se menos estressado. Apenas 7% dos entrevistados disseram que sofreram mais estresse devido à falta de acesso ao mundo.

Sem intenção de se desconectar

Ao passo que quase metade quer ficar offline, a outra quase metade das pessoas diz que não tem nenhuma intenção de se desconectar durante as férias. Elas acham que é impossível (43%), precisam estar acessíveis para sua família em todos os momentos (41%). Outros precisam de seu dispositivo para navegar ou ainda planejar a viagem (41%). E as pessoas na faixa dos vinte anos querem ter acesso a música (30%).

Entre todas as faixas etárias, a comunicação com a família (65%) e a falta de comunicação com os amigos (52%) são as principais razões que acabam mantendo as pessoas conectadas. Além disso, 51% acham importante estar disponível em caso de emergência.

Sempre conectados

A maioria dos entrevistados (70%) afirma que já sentiu uma sensação de ansiedade por estar desconectado. Para as pessoas na faixa dos vinte anos o percentual é 79% e o desejo de compartilhar experiências de férias em mídias sociais em tempo real é uma razão muito importante para se manter conectado nas férias (43%).

A maioria (62%) também diz que não está disposta a deixar seus smartphones em casa durante as férias. Este percentual é ainda maior entre as pessoas na faixa dos quarenta anos (69%) ou cinquenta anos (72%). No entanto, as pessoas têm menos problemas em deixar seu laptop ou tablet em casa. 72% afirmam que estariam dispostos a deixar esses aparelhos em casa durante as férias.

As pessoas preferem sair de férias sem ter acesso a e-mail (30%) do que sem ter acesso a mídia social (24%). Um em cada quatro (24%) não sairia de férias sem nenhum deles. 34% dizem não ter passado um dia de férias sem a verificação de alguma mídia social e 72% das pessoas checam o e-mail pelo menos uma vez por dia.

Para aqueles que trabalham, 64% dizem que gostariam de se desconectar em uma semana de férias, se não tivessem obrigações de trabalho. A maioria (58%) diz que aceitaria sair em uma semana de férias sem conexão celular ou internet o tempo todo.

Segurança

Menos da metade (40%) das pessoas que usam Wi-Fi em férias se certificam de que a conexão à internet é segura antes de usá-la. 27% afirmam que realmente não pensam sobre a conexão segura. 32% dizem que até pensam sobre isso, mas quando precisam de conexão estão dispostos a assumir o risco e usar uma conexão não segura.

No entanto, é fundamental promover hábitos digitais seguros para manter os consumidores protegidos durante as viagens. “Os consumidores precisam da tecnologia para continuarem conectados ao mundo físico e digital, seja no trabalho, em casa ou nas férias. Durante as férias, as pessoas geralmente usam os dispositivos para acessar informações confidenciais sem considerar os riscos potenciais”, afirma Gary Davis, especialista em segurança do consumidor da Intel Security.

Os consumidores precisam estar atentos e tomar medidas de segurança preventivas para evitar que suas informações sejam perdidas ou roubadas quando eles estiverem viajando. Embora muitos entrevistados tenham declarado sua falta de sucesso ao tentarem se desconectar, aqueles que conseguiram fazê-lo tiveram grandes benefícios.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!