Engenheiro usa fotos antigas para criar Street View do século XIX

Por Redação | 11 de Julho de 2016 às 14h20

Imagens de cidades antigas sempre são impressionantes e capazes de mostrar como o progresso humano modifica uma paisagem completamente, em menos de um século. Esse é justamente um dos objetivos do engenheiro de software Dan VanderKam ao criar o OldNYC, uma espécie de Street View de uma Nova York de 100 anos atrás, mostrando não apenas seus pontos turísticos, mas também a maioria das esquinas e ruas da Grande Maçã.

O trabalho envolveu centenas de horas de programação, curadoria e desenvolvimento, com a ajuda da Biblioteca Pública de Nova York. No total, foram coletadas mais de 80 mil imagens que mostram a cidade entre 1870 e 1970, mas com esmagadora maioria refletindo as paisagens urbanas nos anos 1920, 1930 e 1940.

Isso significa que, na maioria dos casos, temos imagens de Nova York durante um dos eventos que mais a abalaram – a Grande Depressão. A crise econômica começada em 1929 abalou todo o mundo e levou muitos dos habitantes da megalópole a uma situação de penúria nunca antes vista, com muitos perdendo tudo o que tinham e até mesmo cometendo suicídio, tamanho o desespero por conta da recessão, que só terminou com o boom industrial motivado pela Segunda Guerra Mundial, dez anos depois.

Ao clicar em um ponto no mapa, o usuário tem acesso a diversas fotos daquele local ao longo das épocas. É claro, esquinas famosas e pontos turísticos tem mais registros do que locais menos conhecidos, mas o objetivo da iniciativa foi, justamente, mapear o máximo possível da cidade, além de exibir sua evolução ao longo de cem anos e a recuperação de uma das maiores crises da história.

O trabalho hercúleo já havia sido enfrentado antes por VanderKam quando ele realizou uma iniciativa semelhante na cidade de San Francisco. Ambos os projetos são gratuitos e voltados principalmente para estudos sociais e de urbanização, além de servirem como um forma interativa e digital de preservação da história.

Fonte: OldNYC