Publicidade

Enem 2018 | Canaltech explica a “pegadinha” no tema da redação deste ano

Por| 05 de Novembro de 2018 às 10h27

Link copiado!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 começou a ser aplicado neste domingo, 4, a fim de avaliar os conhecimentos dos que pleiteiam uma vaga em uma universidade de nome forte no Brasil. Como de praxe, o tema da redação é o ponto-chave de uma série de discussões de abordagem de especialistas e usuários nas redes sociais: sob o enunciado “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, os alunos devem criar dissertação de aproximadamente 30 linhas, detalhando e argumentando a veracidade e favorabilidade do tema.

Quando se fala em “comportamento de usuário” e “controle de dados”, é comum aos mais incautos pensar em “fake news”. Contudo, é válido ressaltar que este não é o tema central proposto e, embora possa ser usado como um fato a ser citado, embasar toda a redação nele pode levar à perda de pontos, afirma a professora de redação do Objetivo, Viviani Xanthakos, à reportagem da Folha de S. Paulo. “O candidato se limitaria muito ao falar apenas sobre fake news. Existe um universo enorme sobre o tema, desde um teste sobre signo a pesquisas sobre produtos, em que se compartilha uma série de informações e comportamentos".

Em outras palavras: a abordagem sugerida requer uma análise do fato (a coleta e controle de dados) e não da consequência (as fake news). Na TI, por exemplo, Big Data é, por definição, o armazenamento de uma quantidade massiva de dados de comportamento de consumidores (sem ver necessariamente “o que” estão consumindo) e a análise de tais dados para a criação de produtos e recursos tecnológicos mais próximos às preferências de consumo levantadas.

Continua após a publicidade

A ideia do tema proposto na redação do Enem 2018, então, não é sobre os fatos atuais em si, mas como a manipulação de dados pode levar à criação desses fatos. Até mesmo o presidente Michel Temer, via Twitter, caiu nessa pegadinha quando cumprimentou os organizadores da prova, neste domingo:

Fonte: Folha de São Paulo (1) (2)