Empresas são acusadas de disfarçar publicidade infantil como conteúdo no YouTube

Por Redação | 21 de Outubro de 2016 às 19h29
TUDO SOBRE

YouTube

Agências de marketing estão sendo acusadas de disfarçar publicidade infantil como outros conteúdos no YouTube, uma prática “injusta e enganosa”, em uma ação de três grupos de de defesa da privacidade junto à Comissão Federal de Comércio dos EUA.

Segundo o documento, empresas como a Maker Studios, da Disney, e a AwesomenessTV, da DreamWorks, usam “influenciadores” populares no YouTube para mostrar produtos direcionados ao público infantil no mundo todo, com vídeos que se disfarçam de conteúdo não patrocinado. O YouTube e a sua empresa mãe, o Google, ganham dinheiro por meio da publicidade vendida juntamente com os vídeos.

Os vídeos em questão, normalmente não identificados como publicidade, incluem propagandas para doces, junkie food e outros produtos, com personalidades conhecidas do YouTube, algumas das quais são crianças, jogando games, abrindo caixas de brinquedos, ou provando alimentos.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Em muitos casos, esses anúncios fazem as crianças quererem produtos não saudáveis e caros”, afirma Laura Moy, uma advogada que representa os grupos.

Procurados, representantes do YouTube, Maker Studios e AwesomenessTV não responderam aos pedidos de comentário sobre o assunto.

Fonte: IDGNow

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.