Publicidade

Empreendedorismo de palco: seria Bel Pesce uma farsa?

Por| 01 de Setembro de 2016 às 11h06

Link copiado!

Empreendedorismo de palco: seria Bel Pesce uma farsa?
Empreendedorismo de palco: seria Bel Pesce uma farsa?

Na última semana, um dos assuntos mais polêmicos foi o caso de Bel Pesce, que utilizou um site de crowdfunding para arrecadar fundos para o seu novo empreendimento. Para quem não acompanhou o processo, a "menina do Vale do Silício" se juntou ao vencedor do MasterChef, Leo Young, e a Zé Soares, do canal Do Pão ao Caviar para montar uma hamburgueria gourmet chamada Zebeléo.

Logo de início a campanha sofreu duras críticas por parte dos internautas, principalmente pela presença de Bel Pesce no time. Conhecida na mídia como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, os usuários das redes sociais se revoltaram com a iniciativa, afinal os sites de crowdfunding são comumente utilizados para projetos que não conseguem apoio de investidores, o que, pelo currículo de Pesce, não é o caso.

Diante de toda a repercussão negativa, a jovem acabou cancelando a campanha. No último sábado, a menina do Vale do Silício admitiu o erro, e disse estar decepcionada consigo mesma por não ter feito com a Zebeléo o mesmo que sempre fez com seus outros empreendimentos. Será?

Continua após a publicidade

A partir de toda a polêmica, e despertado pela curiosidade sobre quem seria Bel Pesce, o blogueiro e youtuber Izzy Nobre resolveu vasculhar a vida da empreendedora e publicou um texto bastante detalhado com as suas descobertas. Segundo as informações levantadas após diversas pesquisas, aparentemente Bel Pesce não passa de uma "empreendedora de palco" que, na verdade, se gaba de projetos, posições e títulos que nunca conquistou.

Após a polêmica gerada pelo seu texto, Nobre entrou em contato com Wences Casares, o fundador da Lemon, companhia que Pesce costuma afirmar ser uma das fundadoras. Segundo Casares, a empresa foi fundada em 2011 e brasileira foi contratada como funcionária e trabalhou lá durante nove meses em 2012.

@izzynobre @somethingbrazil @SmokeWE3 @quagliato Bel Pesce worked there doing business development from March to December 2012. — Wences Casares (@wences) 31 de agosto de 2016
Continua após a publicidade

De forma geral, as descobertas apontam para Bel Pesce como uma jovem que se formou em uma das maiores instituições de tecnologia do mundo, mas que, infelizmente, não conseguiu tirar proveito disso. Por conta de suas passagens (mesmo que rápidas) pelo Vale do Silício, todos passaram a identificá-la como uma empreendedora prodígio. Seja como for, há pouco tempo, Pesce abriu um novo negócio, o "Faz Inova", que tem como objetivo ensinar pessoas que queiram empreender a abrir negócios de sucesso, o que Nobre entende como uma empresa de auto-ajuda.

Depois da postagem do texto, a imprensa foi atrás de Bel Pesce para esclarecer as alegações. A assessoria da empreendedora negou qualquer contato e garantiu que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas em relação ao blogueiro.

E você, o que acha de toda essa história?