eBay nomeia presidente da GoPro para conselho da divisão PayPal

Por Redação | 23 de Março de 2015 às 14h45
photo_camera Divulgação

Como parte do preparo para o spin-off do PayPal, que deve acontecer no final deste ano, o eBay acrescentou nesta segunda-feira (23) duas novas pessoas ao seu conselho administrativo: Tony Bates, atual presidente da GoPro, e Gail McGovern, presidente e CEO da Cruz Vermelha Americana.

Jonathan Christodoro também fará parte do conselho, como parte de um acordo pré-estabelecido com Carl Icahn. Enquanto eles entram por uma porta, William C. Ford e Richard T. Schlosberg saem por outra. Os dois executivos estão deixando suas posições no conselho. Icahn é o maior acionista ativo da empresa e foi peça decisiva na separação do PayPal e eBay no ano passado. A empresa de comércio eletrônico alega que agora possui 17 diretores, dentre os quais 15 são independentes.

O eBay está tratando as novas nomeações como parte do futuro do seu negócio, com a separação entre as divisões prevista para acontecer no segundo semestre de 2015.

"As nomeações de Tony e Gail para o conselho representa o nosso compromisso com a adição de diretores independentes altamente qualificados, em preparação para a criação de dois conselhos de classe mundial", disse John Donahoe, presidente e CEO da eBay Inc. em um comunicado. "Tony e Gail são líderes talentosos. Estamos ansiosos por suas ideias e contribuições valiosas enquanto nós separamos duas empresas globais dinâmicas que estão bem posicionadas para criar valor duradouro para seus acionistas e clientes".

O eBay ainda movimenta cerca de US$ 20 bilhões por ano com as vendas em seu site de comércio eletrônico. Entretanto, seus ganhos foram bastante reforçados desde a aquisição do PayPal. Com a separação das empresas, o PayPal poderá se abrir para novas oportunidades de negócios com empresas concorrentes, como a gigante chinesa Alibaba, por exemplo.

"A separação planejada do eBay e do PayPal vai criar duas empresas mais ágeis e focadas que serão capazes de competir e vencer nos mercados de comércio e pagamentos. Estou animado para me juntar ao conselho neste momento crucial na história do eBay e trabalhar com a equipe do conselho administrativo", disse Bates.

Tony Bates e eBay

O presidente da GoPro tem um link curioso com um pouco da história corporativa do eBay. Antes de assumir seu papel na GoPro, Tony Bates – que está no mercado da tecnologia há 25 anos – era um executivo da Microsoft. Seu último papel na empresa foi a frente do cargo de EVP de desenvolvimento e estratégia de negócios, e ele chegou a disputar com Satya Nadella o papel de CEO da companhia.

Bates ingressou na Microsft por meio da aquisição do Skype, onde ele assumiu o papel de CEO em 2010, um ano antes de a Microsoft comprá-lo. Antes de estar sob o comando de Bates, o Skype era propriedade de ninguém menos que o eBay.

Via TechCrunch

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.