Dropbox: novo recurso permite envio de arquivos por pessoas sem conta no serviço

Por Redação | 18.06.2015 às 11:36

O Dropbox anunciou nesta quinta-feira (18) um novo recurso bastante interessante e que promete tornar mais fácil o compartilhamento de arquivos com usuários do serviço de armazenamento na nuvem. Chamado de File Requests (Solicitações de Arquivos), a novidade permite que qualquer pessoa possa fazer upload de arquivos para a conta de um usuário do Dropbox, em uma pasta especial predefinida.

A novidade surge para que pessoas possam compartilhar arquivos com o usuário em um único lugar e, claro, como um atrativo para o Dropbox fisgar usuários de serviços concorrentes.

A empresa afirmou que, ao contrário de anexos em e-mails, as pessoas podem enviar arquivos de até 2 GB utilizando o recurso Solicitações de Arquivos. Além disso, a companhia afirmou que tudo funciona a partir de um link compartilhado por quem tem conta no serviço e todos os arquivos recebidos podem ser organizados em uma pasta.

Para utilizar a nova funcionalidade, basta realizar o login em sua conta Dropbox através da web e encontrar o botão "Solicitação de Arquivos" no menu do lado esquerdo. Você verá as solicitações de arquivos existentes e ver quantos arquivos são mantidos em cada pasta. Para criar um novo arquivo de solicitação, é preciso adicionar uma descrição e especificar em qual pasta você deseja que eles apareçam. O Dropbox, então, envia um e-mail contendo um link para a pessoa que você deu autorização para realizar o upload de arquivos.

Solicitação de Arquivo no Dropbox

Chenli Wang, executivo responsável pelo novo recurso, afirmou que o Solicitação de Arquivos é bastante apropriado para envio de relatórios semanais de colegas, fotos de férias da família e propostas de contratos. A funcionalidade também será bastante útil para introduzir o Dropbox e seus benefícios para os que ainda não possuem uma conta no serviço.

Usuários básicos e do Dropbox Pro já têm acesso ao novo recurso. Empresas que utilizam a conta de negócios do serviço ainda terão de esperar mais algumas semanas.

Via Digital Trends

Fonte: http://www.digitaltrends.com/mobile/dropbox-file-request-feature/