Dropbox abre sistema de comentários em documentos para todos

Por Redação | 28.04.2015 às 15:29

Uma novidade que estava disponível há algumas semanas, mas apenas para usuários selecionados do Dropbox, chega agora para todos. Estamos falando da possibilidade de comentar em documentos, que vai permitir que os colaboradores deixem notas nos arquivos a que possuem acesso, discutindo sobre o progresso de um projeto em especial ou relatando as mudanças que acaba de fazer.

Disponível, por enquanto, apenas na versão web do Dropbox, o sistema funciona mais ou menos como uma sala de chat. Quando um arquivo é aberto, uma janela é ativada no lado direito da tela, permitindo que você entre em contato com todos os envolvidos naquele trabalho. Dá para citar pessoas especificamente, fazendo com que elas recebam notificações sobre isso, ou então, falar de maneira geral com todos ao mesmo tempo.

Dropbox Chat

A ideia, de acordo com a empresa, é facilitar a interação e comunicação entre os envolvidos em um mesmo trabalho. Por mais que estivessem juntos no documento, nem sempre era possível perceber as mudanças feitas por um ou outro usuário. Além disso, a funcionalidade facilita a obtenção de informações que não necessariamente precisam estar escritas, mas podem ser essenciais para a continuidade das atividades que estão sendo realizadas.

Por isso, nada mais de levantar da mesa para procurar um colega de trabalho em busca de um dado adicional, ou utilizar redes sociais ou o celular para entrar em contato com funcionários remotos. Tudo pode ser feito por meio de uma mesma janela, mantendo todo um histórico do que está sendo feito disponível para todo mundo.

Uma boa notícia é que mesmo aqueles que não possuem contas no Dropbox podem ser notificados. Por meio do email, dá para informar também àqueles que não estão envolvidos em um projeto sobre o andamento deles, ou pedir o auxílio de forma indireta. Para responder pelo chat, claro, é preciso estar cadastrado no serviço, mas nada impede que isso seja feito diretamente pelo correio eletrônico.

A novidade está disponível para todos os usuários, mas claro, não precisa ser usada por eles. O sistema de notificações e a janela de chat são ativados por padrão, mas quem quiser pode desativá-los normalmente pela tela de opções. Entre as configurações possíveis estão o recebimento apenas de alertas pessoais, uma coletânea de tudo o que aconteceu ao longo do dia por email ou, então, o desligamento completo da funcionalidade.

De acordo com o Dropbox, a novidade deve ser liberada também para a versão web do sistema em breve. Online, até mesmo usuários gratuitos têm acesso ao sistema.

Fonte: Dropbox