Publicidade

Dos 10 milhões de sites brasileiros, mais da metade são blogs

Por| 13 de Novembro de 2017 às 14h15

Link copiado!

Dos 10 milhões de sites brasileiros, mais da metade são blogs
Dos 10 milhões de sites brasileiros, mais da metade são blogs

De acordo com o estudo "Blogs do Brasil: Panorama 2017", conduzido pela BigData Corp, mais de 5,5 milhões de blogs fazem parte dos 10 milhões de sites ativos atualmente em nosso país. Ainda, 82,7% da blogosfera nacional exibe anúncios para monetizar a coisa.

Com isso, o universo dos blogs já está se transformando em um mercado consolidado, concorrendo com as mídias tradicionais no que diz respeito à publicidade. Entre os serviços que promovem anúncios na rede, o Google AdSense é o líder absoluto, com quase 55% de participação, enquanto as outras redes de anúncios virtuais somam 28,64%.

Ainda de acordo com os resultados do estudo, que foi feito em setembro de 2017, as temáticas que os blogs brasileiros abordam são variadas, sendo que os temas que são líderes no setor são moda, tecnologia, cultura, política, esportes e viagens, além de entretenimento, beleza, games e humor. Ainda assim, apenas 0,94% do total de blogs brasileiros consegue ter mais de meio milhão de acessos por mês.

96,5% são blogs considerados pequenos, com até 10 mil visitas mensais, enquanto 13,97% deles contam com mais de 5 mil imagens em seu acervo. Segundo a empresa, o tempo médio de vida dos blogs atualmente é de 12 meses, e talvez por isso seu acervo de fotos e postagens seja pequeno.

Continua após a publicidade

Mas o setor já vem se profissionalizando. Blogueiros de todo o país, comprometidos a transformar suas atividades pessoais em comerciais, já usam ferramentas variadas para aumentar sua exposição na internet, o que inclui contar com as redes sociais nessa divulgação. Mais de 80% dos blogs estão hospedados no Blogger ou no WordPress, e mais de 90% dos blogueiros dividem sua exposição entre o Facebook (48,53%) e o YouTube (48,21%), mas eles também usam o Twitter (33,97%) e o Instagram (11,14%) para disseminar seus conteúdos por aí.

E se engana quem pensa que os feeds RSS não valem muita coisa: mais de 90% dos blogueiros entrevistados usam o RSS em seus páginas, já que muitas pessoas preferem contar com serviços como o Feedly, por exemplo, para ficar por dentro de tudo o que está sendo publicado nos sites de seu interesse. Já o Analytics, do Google, é usado por somente 41,39% dos blogs brasileiros, que fazem questão de conferir as estatísticas de acessos de seus sites, enquanto o restante da parcela de blogs brasileiros ainda não entendeu muito bem o poder desta ferramenta. Ainda, os aplicativos para dispositivos móveis vêm sendo cada vez mais adotados pelos blogueiros brasileiros, já constando em 12,24% deles.

Confira abaixo um infográfico completo com o resumo dos resultados do estudo:

Continua após a publicidade

Fonte: BigData Corp