Distrito Federal deve ter 4G em 700 MHz no próximo semestre

Por Redação | 17 de Novembro de 2016 às 19h47
photo_camera Divulgação

Assim que os sinais analógicos de TV forem desligados nas residências de Brasília e região à meia noite, começa a contar o prazo para o uso da faixa de 700 MHz para a oferta de 4G no Distrito Federal pelas operadoras de telefonia celular.

De acordo com o edital do leilão dessa frequência, a partir do desligamento dos sinais analógicos das 25 emissoras de TV – e portanto da ‘limpeza’ da faixa – são contados 12 meses para a entrada em operação da telefonia móvel em quarta geração nessa mesma fatia do espectro.

A previsão é que no primeiro semestre do próximo ano as operadoras já estejam usando esta frequência em Brasília e nas nove cidades de Goiás que também passaram pelo processo de desligamento dos sinais.

Em nota, o presidente da TIM, Stefano de Angelis, afirmou que a empresa está preparada. “Estaremos prontos para lançar o 4G em 700 MHz em Brasília no mesmo dia em que a faixa for liberada pelo Gired, após a conclusão do processo de mitigação de interferências”, disse Angelis acrescentando que o 700MHz é recurso estratégico para acelerar o plano de expansão da rede LTE no país.

Fonte: Telesíntese