Dicas para aumentar a velocidade da conexão com a internet

Por Luciana Zaramela

Muita gente não sabe, mas existem maneiras muito simples de tornar sua conexão com a internet mais rápida e aproveitar ao máximo seu plano de dados. Independentemente de ter contratado uma velocidade de 1 ou 100 Mbps, extrair o máximo de desempenho é possível em qualquer computador. Se você quer fazer downloads mais rápidos, assistir a vídeos sem travamentos e navegar de maneira mais "redonda", basta seguir as nossas dicas e desfrutar de uma conexão mais leve do que nunca.

1. Vai navegar? Então limpe o navegador

Uma dica e tanto para quem quer manter a navegação mais direta e sem travamentos ou longos períodos de espera é a limpeza do navegador. Sabe aquelas propagandas e cookies que vira e mexe aparecem quando você está visitando páginas na web? São inimigos do internauta no quesito navegação rápida.

A dica é simples e valiosa: lembre-se de limpar o cache do navegador, bem como os arquivos armazenados no histórico de navegação. A cada site que visitamos, vários pequenos arquivos são gravados em nosso sistema como informações das páginas. E quanto mais esses arquivos forem se acumulando, mais lenta fica a navegação.

Cada navegador possui uma forma de limpeza de cache e histórico. Procure estas opções nas preferências ou ferramentas do seu browser e livre-se dessa tralha virtual.

2. Vai uma forcinha aí?

Você já ouviu falar nos aceleradores de downloads? São pequenos programas que dão uma mãozinha e ajudam a carregar tudo mais rápido durante a navegação ou a transferência de arquivos. No entanto, há controvérsias quanto ao uso destes aplicativos principalmente em conexões mais rápidas com a internet. Em conexões mais lentas, a eficácia dos aceleradores de download pode ser constatada mais facilmente. Se esse for o seu caso, vá em frente e faça o teste.

Como funciona?

O funcionamento destes pequenos aplicativos é simples: eles fragmentam o arquivo em várias partes menores, baixando cada uma delas simultaneamente. A maioria deles também costuma salvar partes dos sites que você visita para facilitar o carregamento depois, criando uma espécie de backup que poupa tempo durante o carregamento. São arquivos HTML, imagens, banners, GIFs e elementos de layout. Outros gerenciam downloads e administram cada arquivo baixado, facilitando identificar quais são aqueles que deixam a conexão mais lenta.

DAP - Download Accelerator Plus

Interface do Download Accelerator Plus, um dos mais famosos gerenciadores de downloads do mercado

Nós preparamos uma lista dos principais aceleradores de desempenho para sua conexão. Basta clicar sobre eles para ser direcionado para a página de download:

3. Tocar vídeos sem tropeços no YouTube

Muita gente reclama da árdua tarefa de assistir a vídeos sempre travando no YouTube. Se isso estiver acontecendo com você, saiba que há maneiras de dar uma turbinada no navegador e no sistema para melhorar a performance não só do que você assiste no YouTube, como também em outros sites de conteúdo de streaming.

Além de ter uma boa conexão, que é primordial para transferência de conteúdo, você pode dar um empurrãozinho no carregamento usando uma ferramenta simples e bem direta ao ponto: o SpeedBit Video Accelerator. Ele faz com que os vídeos sejam baixados de maneira muito mais rápida, além de ajudar a executá-los de forma mais suave. O segredo está na redução do processo de buffer e das interrupções dos vídeos.

SpeedBit

Interface do SpeedBit Video Accelerator

Outra boa alternativa para turbinar o carregamento dos vídeos é o Bywifi Video Streaming Downloader. Ele é um simples aplicativo que suporta aceleração e transcodificação de vídeos de vários sites. Este pequeno notável utiliza várias tecnologias para aceleração, como P2P, sensibilidade web, cache inteligente e gerenciamento de tarefas múltiplas.

As dicas acima servem para auxiliar a otimizar sua conexão com a internet e são cruciais para qualquer computador, independente da velocidade contratada. Apesar dos resultados serem mais perceptíveis para quem contratou planos com velocidades mais baixas, os gerenciadores de downloads, aceleradores de vídeos e navegadores com histórico e cache limpos são essenciais para todo mundo que deseja uma navegação mais "lisa", vídeos sem travamentos e downloads mais rápidos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.