Depois de 'GIF' e 'selfie', a palavra do ano do Dicionário Oxford é um emoji

Por Redação | 17.11.2015 às 14:30

Anualmente, a equipe editorial responsável pelo Dicionário Oxford se reuniu para a escolha da palavra que mais atraiu o interesse popular das pessoas. Neste ano de 2015, pela primeira vez na história, a palavra do ano não é bem uma palavra. Trata-se do emoji, rosto com lágrimas de alegria, que teria sido uma das "palavras" mais usadas durante todo o ano. Segundo a instituição britânica, esta é a primeira vez que a palavra do ano é uma imagem pictográfica que simboliza uma palavra ou frase.

A equipe do dicionário chegou a esta conclusão após uma parceria com o teclado SwiftKey, que realizou um levantamento das utilizações mais frequentes dos usuários no Reino Unido. Segundo os dados obtidos, foi descoberto que 20% das pessoas utilizam o emoji no país e 17% nos Estados Unidos. Tal número é mais que suficiente para a consagração anual.

Emoji

Em 2012, "GIF" foi eleita pelo dicionário como a palavra do ano. Já em 2013, foi a vez de "Selfie" se consagrar como a palavra mais popular. No ano passado, "Vape" – referência ao verbo que define ato de fumar um cigarro eletrônico – ganhou o título.

O anúncio da palavra vencedora foi feito nesta segunda-feira (16) pelas redes sociais da instituição. "Embora tenha sido encontrado em inglês desde 1997, o uso mais que triplicou em 2015 sobre o ano passado", de acordo com a editora. Sendo assim, o emoji foi eleito "a 'palavra' que melhor refletiu o ethos, o clima e as preocupações de 2015".

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2015/11/16/9746650/word-of-the-year-emoji-oed-dictionaryhttp://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/emoji-e-eleito-pela-1-vez-palavra-do-ano-pelo-dicionario-oxford.html