Cuba vai lançar um projeto-piloto de banda larga em Havana

Por Redação | 01.02.2016 às 13:15

No último domingo (31), o governo cubano anunciou o lançamento de um projeto-piloto para levar internet banda larga em dois bairros de Havana, capital do país. Na região conhecida como Havana Velha, cidadãos, bares, cafés e restaurantes poderão solicitar um ponto de acesso à rede que será oferecida pela empresa estatal de telecomunicações, a ETECSA, em uma infraestrutura de fibra óptica oferecida pela chinesa Huawei.

A diretora da ETECSA em Havana, Odalys Rodríguez del Toro, informou na noite de ontem que preços serão revelados em breve e não definiu um prazo para que tudo esteja funcionando a pleno vapor nem quais serão os planos e velocidades oferecidos. Ainda de acordo com Del Toro, a companhia estatal pretende disponibilizar mais 30 pontos de acesso à internet sem fio por toda a cidade de Havana durante o ano de 2016, estendendo as possibilidades de conexão dentro da Ilha.

O anúncio é, sem dúvida, um marco histórico para Cuba. Atualmente, apenas diplomatas e empresários de empresas estrangeiras podem ter conexão com a internet em suas casas, com preços bastante salgados. Em 2015, o governo de Raul Castro começou a oferecer pontos de acesso Wi-Fi em vários pontos da capital com preços proibitivos (US$ 2 a hora, cerca de 10% da média salarial no país).

Fonte: Associated Press