Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador da Bitcoin é indicado ao Prêmio Nobel de Economia

Por| 09 de Novembro de 2015 às 10h59

Link copiado!

Criador da Bitcoin é indicado ao Prêmio Nobel de Economia
Criador da Bitcoin é indicado ao Prêmio Nobel de Economia

Satoshi Nakamoto, criador da Bitcoin, foi escolhido como um dos candidatos ao prêmio Nobel de Economia 2016. A escolha foi realizada pelo professor de finanças Bhagwan Chowdhry, que recebeu a incumbência do Comitê do Prêmio para selecionar um candidato ao Nobel.

Mas há um detalhe: Nakamoto é apenas o pseudônimo do criador da Bitcoin, cuja verdadeira identidade continua desconhecida, o que significa que o inventor pode não aparecer na premiação. O responsável pela sua nomeação afirmou que "a invenção da Bitcoin é nada menos do que revolucionária".

Justificando sua escolha, Chowdhry valorizou a moeda digital, que tem apresentado avanços significativos rumo à aceitação como uma alternativa às moedas tradicionais. "[A Bitcoin] oferece muitas vantagens diante das divisas físicas. É segura, baseando-se em códigos criptográficos quase inquebráveis, e pode ser transferida de forma quase instantânea de uma pessoa para outra em todo o mundo com acesso à internet", argumentou o professor de finanças.

Para Chowdhry, o fato de Nakamoto não ser conhecido não é um problema, visto que ele pode ser contatado online da mesma forma como as pessoas se comunicavam com ele no passado. "O comitê também pode transferir o dinheiro do prêmio para o meu endereço bitcoin. O sr. Nakamoto e eu resolveremos mais tarde".

Continua após a publicidade

Vários órgãos de comunicação tentaram entrar em contato com o criador da Bitcoin, mas nenhum deles obteve sucesso. Satoshi Nakamoto mantém-se anônimo desde 2008, quando foi anunciada a criação das linhas da divisa. O inventor tem se comunicado com outros usuários anonimamente por meio de comunidades de ciências da computação e criptografia. Caso ele seja escolhido como vencedor do Nobel de Economia, será a primeira vez que o prêmio é conquistado por uma pessoa desconhecida de todo o mundo.

Fonte: Huffington Post