Publicidade

Cresce número de brasileiros que acessam a Internet, afirma IBGE

Por| 25 de Novembro de 2016 às 12h05

Link copiado!

Cresce número de brasileiros que acessam a Internet, afirma IBGE
Cresce número de brasileiros que acessam a Internet, afirma IBGE

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (25) os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, que revelou um aumento no número de brasileiros que acessam a internet.

De acordo com os dados coletados pelo instituto, a taxa de pessoas que acessam a internet subiu 3,1% em 2015 no comparativo com 2014. Ao todo, 57,5% da população brasileira acessou a internet no ano passado.

O percentual representa um total de 102,1 milhões de pessoas que acessaram à internet no ano passado. Esta foi a primeira vez que o país superou a marca de 100 milhões pessoas com acesso à rede.

A Pnad também conseguiu segmentar o número de acessos por regiões. Sob esse prisma, o Nordeste é a região que tem menos acesso à internet, com apenas 45,1% de sua população com algum tipo de conexão. Já a região Sudeste é a que mais acessa a internet, com 65,1% de toda sua população conectada.

Continua após a publicidade

Casas com menos computadores

Curiosamente a Pnad revelou que o aumento do número de brasileiros que acessam a internet ocorreu na mesma proporção em que diminui a quantidade de computadores nos domicílios.

Segundo o estudo, o número de lares com PCs era de aproximadamente 32,5 milhões em 2014; em 2015, apenas 31,4 milhões de residências contavam com um computador - redução de 3,4%.

O IBGE afirma que esta foi a primeira vez em que se observou uma queda nesse índice ao mesmo tempo que aumenta o acesso à internet.

Continua após a publicidade

Explicação

Embora não tenha pesquisado quais equipamentos foram usados para acessar à internet, o instituto acredita que o acréscimo na taxa se deve ao crescimento do uso de outros equipamentos e em outros locais que não o domicílio.

Tanto é que a Pnad registrou um aumento de 2,5 milhões de pessoas que tinham celular para uso pessoal em 2015. Ao todo, o Brasil fechou o ano passado com 139,1 milhões de brasileiros com mais de dez anos que tinham pelo menos um celular.

Fonte: Folha de S.Paulo