Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPF para poder acessar a web? Um projeto de lei quer isso!

Por| 10 de Outubro de 2016 às 17h41

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Você já ouvir falar do projeto de lei 2.390/2015, que tramita no Congresso Nacional no ano passado e que quase foi aprovado para votação na Câmara? Não? Pois é, nem a gente, mas ele pode abrir um precedente perigoso: ele exige o cadastro do CPF de cada usuário na Internet.

Do deputado Pastor Franklin (PP-MG), o projeto prevê a criação do Cadastro Nacional de Acesso de Internet, exigindo que cada usuário informe seu nome completo, CPF e outros dados pessoais para liberar o acesso à web.

O projeto de lei afeta inclusive os as fabricantes de eletrônicos, obrigando que computadores, smartphones e outros eletrônicos venham com um aplicativo pré-instalado que faça o cadastro do usuário e bloqueie “conteúdos inadequados para crianças e adolescentes”. A multa para quem não se adequasse à lei fica entre R$ 1 mil a R$ 3 mil, podendo aumntar em caso de reincidência.

O objetivo com o texto é o de “proibir o acesso de crianças e adolescentes a sítios eletrônicos com conteúdo inadequado”. Segundo Franklin, a preocupação é com a proliferação sem controle de sites na internet com temáticas inadequadas ao público infantil, tais como pornografia.

Continua após a publicidade

"Toda vez que uma criança ou adolescente (ou uma pessoa estranha ao cadastro) acessar um sítio impróprio na internet, um aplicativo instalado em seu computador ou celular bloqueará automaticamente o acesso a esse conteúdo”, prevê o texto.

Conforme destacou o colunista Ronaldo Lemos, da Folha, o texto estava para ser aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) na quarta-feira (5), mas os deputados André Figueiredo (PDT-CE), João Daiel (PT-SE) e Sandro Alex (PSD-PR) pediram vista. O texto deverá ser aprovado pelas comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e Finanças e Tributação (CFT) para seguir à votação no plenário da Câmara.

Fonte: Folha de São Paulo