Coreia do Norte inaugura versão da Netflix com conteúdo controlado pelo governo

Por Redação | 23 de Agosto de 2016 às 23h50

Com conteúdo totalmente controlado pelo governo, o Manbang é o novo (e primeiro) serviço de streaming de vídeos disponível para a população da Coreia do Norte. Como a maioria das pessoas por lá não tem acesso à internet local (que não tem livre acesso a qualquer site como no restante do mundo), para assistir à programação é preciso conectar um aparelho que é ligado à rede telefônica da casa.

Manbang

Casal conectado ao Manbang (Reprodução: Divulgação)

Comparado à Netflix, o Manbang, cujo nome significa “em todo o lugar”, ainda não está exatamente disponível ao país inteiro. Na verdade, por enquanto a TV sob demanda funciona em apenas três cidades, e traz em sua programação conteúdos de cinco canais de televisão. Enquanto a televisão nortecoreana é transmitida apenas entre as 15h e as 23h, no serviço de streaming os telespectadores podem acessar a programação do dia e selecionar os programas desejados para assisti-los a qualquer momento.

Manbang

Um dos menus do Manbang com opções de conteúdo esportivo (Reprodução: Divulgação)

A plataforma foi anunciada pela Central de Televisão da Coreia do Norte, que é o órgão regulador das comunicações no país, e traz conteúdos como documentários, filmes, notícias e, até mesmo, programas de ensino de idiomas como inglês e russo. No entanto, nenhuma transmissão do Manbang está imune à propaganda política do governo, que controla completamente seu conteúdo.

Fonte: BBC

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.