Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o MECflix, plataforma dedicada a estudos para o Enem

Por| 08 de Maio de 2016 às 08h05

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

As desculpas para não cair de cabeça nos estudos acabaram. O Ministério da Educação abriu na última terça-feira (5) o MECflix, um portal online com videoaulas voltadas às disciplinas que constituem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na plataforma, os alunos poderão fazer simulados e resolver exercícios. As videoaulas, porém, só estarão disponíveis para os usuários a partir do dia 30. A iniciativa faz parte do plano "Hora do Enem" e pode ser utilizada por qualquer pessoa, sem custos.

Como funciona?

Para acessar a plataforma, os interessados devem se dirigir ao site da TV Escola, onde o MECflix estará hospedado. Lá, o estudante faz um cadastro na plataforma, informando nome, e-mail e senha. Após confirmar o cadastro, o usuário pode começar a montar seu plano de estudo com base nas disciplinas que mais interessam ao curso escolhido pelo aluno.

Continua após a publicidade

Nos recursos da plataforma, é possível salvar vídeos, dar nota para o material disponível, fazer anotações e montar playlists com as videoaulas.

O que o MECflix oferece?

Todo o conteúdo da plataforma é fornecido por parcerias do governo federal com instituições, como a Geekie Game, Fundação Getúlio Vargas, Kroton, Descomplica e QR do Enem, resultando em cerca de 1.900 vídeos.

Continua após a publicidade

Todos eles são separados em categorias: “Ciências da natureza e suas tecnologias”, “Ciências humanas e suas tecnologias”, “Linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”. Caso não ache o material desejado navegando por elas, também é possível fazer buscar por palavras chave.

Porém, nem tudo no MECflix é de livre acesso. Os simulados só estão disponíveis para alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio.

O plano é de que o serviço também seja um espaço de troca de experiências. Assim, usuários poderão enviar seus vídeos para exibição na plataforma e, após a prova do Enem, o gabarito deverá ser postado com comentários em vídeo.

Plataforma multimídia

Continua após a publicidade

Além do seu lado online, o Hora do Enem contará com programas de TV transmitidos pela TV Escola e 40 outras emissoras, no geral educativas e comunitárias. Cada dia da semana será focado em uma disciplina: matemática (segundas-feiras), ciências humanas (terças-feiras), linguagens (quartas-feiras), ciências da natureza (quintas-feiras) e redação (sextas-feiras). A iniciativa também conta com aplicativos para os sistemas Android e iOS.

Fonte: G1, Estadão