Conheça 4 apps de mensagens com versão web

Por Redação

Com a evolução dos mensageiros instantâneos, os programas que permitem conversas em tempo real entre usuários de todo o mundo saíram dos computadores e foram para os smartphones. Foi assim que serviços como o MSN morreram e aplicativos como o WhatsApp e o Messenger cresceram.

No entanto, parece que os usuários não querem ter que sair do computador para se comunicar com os amigos e, por isso, cada vez mais mensageiros mobile lançam versões web de seus aplicativos, que podem ser acessadas por meio dos navegadores sem ter que instalar nenhum programa.

As versões web dos apps de mensagens são úteis principalmente quando digitar no teclado do seu computador parece ser mais confortável, na hora de contar uma longa história a um amigo, por exemplo, ou para enviar arquivos que estejam na sua máquina.

A versão web do WhatsApp foi uma das mais esperadas pelos usuários e, por enquanto, não está disponível para aparelhos iOS. Mais recentemente, o Facebook Messenger lançou sua versão web. Veja 5 mensageiros que têm versões web de seus apps e saiba como acessá-las:

1. WhatsApp

A aguardada versão web do WhatsApp foi lançada em janeiro deste ano e já sofreu várias mudanças. Inicialmente disponível apenas para usuários do navegador Google Chrome, o mensageiro agora pode ser acessado por quem usa Mozilla Firefox e Opera. O serviço ainda não está disponível para quem usa o WhatApp em dispositivos iOS.

WhatsApp para a Web - 05

Bem semelhante à versão mobile, o WhatsApp Web tem acesso ao teclado de emoticons, pode gravar mensagens de áudio usando o microfone e enviar arquivos direto do seu computador. A versão web permite ativar notificações no desktop para que você não perca nenhuma mensagem. Pelo smartphone é possível cortar o acesso ao WhatsApp Web remotamente, dando mais segurança.

A maior comodidade se dá pelo fato de não precisar de nenhuma senha para usar, basta ler o código de entrada no navegador com a câmera do smartphone. Veja como fazer isso aqui.

2. Messenger

Uma versão web do Facebook Messenger pode parecer desnecessária, já que o chat pode ser facilmente acessado no perfil do usuário na rede social. A mudança, no entanto, traz muito mais conforto para quem quer apenas usar a função de mensagens da rede social sem ter que ser incomodado por notificações de marcações de amigos, comentários e curtidas a todo momento.

Messenger web

Para acessar o serviço web, basta entrar na página do Messenger e fazer login com a sua conta do Facebook. Com interface bem semelhante à do app Messenger mobile, a versão web permite realizar chamadas de áudio e vídeo com amigos que também tenham o Messenger instalado, enviar arquivos diretamente do computador, acessar o teclado de emoticons e stickers do Facebook e visitar o perfil dos amigos na rede social graças a um link no menu à direita da tela.

3. WeChat

O acesso ao WeChat no browser é bem parecido com o do WhatsApp e não exige senha. No app do smartphone, os usuários devem acessar o menu, no canto superior direito, escolher a opção "Web WeChat" e clicar em "Começar". Depois, basta acessar o endereço do WeChat Web e usar a câmera do smartphone para ler o código QR que aparecer e apertar OK.

WeChat web

Com interface simples, o WeChat no navegador tem algumas vantagens, como a possibilidade de enviar arquivos do smartphone para o computador. O app tem acesso a recursos como envio de textos e fotos, mas não é possível enviar áudios e nem fazer chamadas usando a versão web.

4. Telegram

Bem antes do WhatsApp e do Facebook Messenger, o Telegram já tinha uma versão web. O mensageiro é bem mais simples que seus concorrentes, sem opção de chamadas de áudio ou vídeo, mas é tão leve e eficiente quanto sua contraparte para dispositivos móveis. O Telegram também é famoso pela sua segurança, graças ao uso pesado de criptografia e a opção de mensagens autodestrutivas.

Na versão web, também é possível ativar notificações na área de trabalho com avisos visuais e sonoros, conferir sessões ativas, configurar senhas adicionais e adicionar novos amigos. Os usuários podem enviar fotos, vídeos e todos os tipos de documentos do computador.

Telegram

Para acessar a versão web não é preciso ter o aplicativo no smartphone. Basta entrar no site do Telegram Web, digitar seu número de telefone e esperar que o Telegram te envie um SMS com um código de acesso. Caso você não receba o código em até 5 minutos, é preciso esperar por uma ligação do aplicativo. Depois de verificar seu número, o usuário pode finalizar seu cadastro e então ter acesso à versão web do app.

Você já usou a versão web de algum desses aplicativos? Conte o que achou nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.