Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computador ligado à PM ameniza artigo relacionado à Ditadura na Wikipedia

Por| 26 de Setembro de 2018 às 10h05

Link copiado!

Computador ligado à PM ameniza artigo relacionado à Ditadura na Wikipedia
Computador ligado à PM ameniza artigo relacionado à Ditadura na Wikipedia

Um computador ligado à Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM) fez edições no artigo dedicado ao Ato Institucional nº 5 da Ditadura Militar brasileira, suavizando informações ligadas ao ato que tornou-se um dos principais símbolos da repressão governamental da época ao suspender direitos constitucionais e mandatos políticos de opositores ao regime.

De acordo com levantamento feito pelo Portal R7, o endereço de IP registrado nas alterações vem de um computador conectado à rede da PM. Da Wikipedia, posteriormente, veio a confirmação de que o computador usado para editar o artigo é ligado à Companhia de Processamento de Dados do Estado De São Paulo (PRODESP). A própria Secretaria de Segurança Pública (SSP) também confirmou que as edições vieram de computadores da PM.

Dentre as alterações feitas no artigo estão a suavização de termos pesados, como “tortura” e “ditadura militar” por outros mais apresentáveis, como “métodos de extração de informações” e “regime”. “Golpe de Estado”, usado para referir-se à movimentação das Forças Armadas na tomada de poder em 1964, também foi alterado para “revolução” — uma referência comumente usada por apoiadores do governo militar para a época. Mais além, foram removidas informações referentes à perda de mandatos e direitos constitucionais ocorridas na implantação do AI-5 e foi adicionado que o ato suspendeu garantias constitucionais que "pudessem contribuir eventualmente para o regime comunista".

Continua após a publicidade

Cerca de 30 minutos depois, as alterações foram revertidas ao seu estado original por usuários da enciclopédia online. O R7 procurou o presidente da Safernet, Thiago Tavares, que informou haver abertura para penalização administrativa ao autor das edições por ter mostrado "um desvio ético em tentar minimizar os crimes que foram praticados no período de exceção". Procurada, a assessoria da SSP disse já ter identificado o responsável e instaurado um processo administrativo onde “serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis”, ressaltando que ele agiu por vontade própria: "o ato não teve qualquer apoio ou orientação da Corporação, que esclarece que o uso dos equipamentos da instituição é restrito à atividade policial".

Como funciona a edição de textos na Wikipedia?

Segundo as normas de uso da Wikipedia, qualquer usuário tem um certo poder de edição de artigos postados dentro da enciclopédia online. Em seus primórdios, bastava que alguém sinalizasse uma edição e isso poderia ser feito sem grandes restrições. À medida que a credibilidade da organização foi sendo posta em xeque, porém, diversos níveis hierárquicos de edição foram sendo implementados, ainda que conduzidos pelos próprios usuários, tais como a informação e citação direta de fontes, a pesquisa feita de maneira original e a relação bibliográfica verificada e oficial segundo as normativas de cada país com presença da enciclopédia.

Continua após a publicidade

Artigos tendenciosos ou materiais diretamente ofensivos, evidentemente, são sumariamente removidos, ainda que a Wikipedia abra espaço para detalhar informações e questionamentos conspiracionais em seções à parte.

Fonte: Portal R7; Wikipedia (Política de Edição)