Como remover propagandas estranhas que aparecem no navegador

Você estava navegando normalmente quando propagandas estranhas apareceram em lugares onde antes não havia nada? A grande maioria dos websites conta com espaços publicitários para conseguirem fornecer serviços e conteúdo de forma gratuita para o usuário. Contudo, se propagandas começarem a aparecer com frequência em lugares inusitados, cuidado.

Algumas extensões maliciosas podem ser adicionadas ao browser sem que você tome conhecimento, colocando banners extras nos mais diversos sites. Um bom medidor disso é o Facebook, que não traz propagandas extras dentro de fan pages ou perfis, por exemplo. Tem algum banner estranho por lá? Veja como removê-lo.

Internet Explorer

Caso você utilize o Internet Explorer como navegador padrão, vá até a opção "Ferramentas" e, em seguida, selecione "Gerenciar Complementos". Em "Mostrar", você terá acesso a todas as extensões instaladas e poderá desabilitar aquelas que não lhe são familiares. Lembre-se de reiniciar o navegador para que as alterações aconteçam.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Google Chrome

No navegador do Google, basta você acessar o menu “Preferências” e, em “Extensões”, verifique quais delas você realmente conhece e usa. Caso exista alguma que você não se lembra de ter baixado ou não reconhece pelo nome, clique no ícone da lixeira para desinstalá-la.

Chrome

Mozilla Firefox

Se você usa o navegador da raposa, no painel de “Preferências”, selecione a aba “Geral” e clique em “Gerenciar Add-ons”. Na página que se abre é possível verificar as extensões intrusas e removê-las com segurança. Basta então reiniciar o navegador para que as alterações sejam efetivadas.

Firefox

Apple Safari

No Apple Safari, clique em “Preferências” e então selecione a aba “Extensões”. Todos os complementos serão mostrados, sendo possível deletar aqueles que você não instalou ou não conhece. Feito isso, reinicie o navegador.

Safari

Há grandes chances de que, com esses procedimentos, as propagandas estranhas sumam. Entretanto, se elas continuarem por lá, é sempre bom atualizar seu antivírus e realizar uns scan em busca de outros malwares.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.