Como criar um dispositivo USB bootável do OS X Yosemite

Por Redação

Todos sabem que a Apple é cercada de fãs e entusiastas ao redor do mundo, que lotam seus eventos anuais para conferir o lançamento de novos produtos e atualizações em seus sistemas. A empresa da maçã atrai os olhares de todos aqueles ligados à tecnologia de alguma forma, seja ela positiva ou negativa.

Independente das novidades, todos os usuários mais assíduos do Mac OS X sabem que a Apple lançou o novo OS X 10.10, chamado de Yosemite. O sistema operacional veio repleto de novidades para os usuários, principalmente no design, ponto que a Apple sempre representa muito bem e ocupa uma posição muito forte, caracterizando seus produtos como ‘objetos de desejo’.

Ícones novos, mudanças no Finder, Dock mais minimalista e melhorias no Spotlight são algumas das diferenças do sistema mais recente. Porém, o importante agora é fazer o sistema rodar nos Macs dos mais diversos usuários ao redor do mundo.

Desde o ano de 2009, a Apple não lança mais mídias físicas, sendo necessária uma conexão com a internet para baixar e instalar as novas atualizações de sistema. Porém, sempre existem meios de contornar esse problema, caso o usuário esteja querendo configurar mais de um Mac ou fazer uma instalação off-line, por exemplo.

Nesses casos, a mídia USB é a melhor escolha, por ser mais prática e ‘encaixável’ em qualquer Mac.

Criando seu pen drive bootável

Neste tutorial, explicaremos duas formas diferentes de fazer o seu pendrive bootável com o OS X 10.10 Yosemite. Existe uma forma mais fácil e outra um pouco mais difícil. Porém, o processo, de uma forma geral, pode ser feito por qualquer pessoa e exigirá os seguintes requisitos:

- Primeiramente, um Mac. O processo foi testado tanto no sistema OS X Mavericks, como no próprio Yosemite, mas os processos com versões anteriores podem ser diferentes.

- Em segundo lugar, é preciso um dispositivo de mídia removível com pelo menos 8 GB, como um pen drive ou um HD externo. No caso de computadores mais novos, recomenda-se o uso de um drive USB 3.0 – é possível fazer o processo com um inferior, mas o 3.0 torna tudo mais rápido.

- Uma conta de administrador no Mac, que será usada para criar o disco.

- O instalador do OS X Yosemte, da própria App Store.

- O programa Diskmaker X.

Começando:

Depois de ter tudo pronto e o dispositivo USB inserido, abra o Diskmaker X. O programa irá perguntar se o usuário deseja instalar versões anteriores do sistema. Nesse tutorial, vamos escolher o OS X Yosemite, que é o foco do arquivo. Sendo assim, basta clicar no sistema escolhido, e o próprio programa irá achar o instalador baixado da App Store – que deve estar na pasta de aplicativos (Applications folder).

Screenshot usb os x yosemite

Se o programa, por acaso, não encontrar o arquivo de instalação, o próprio usuário pode ir até o local do arquivo e selecioná-lo.

Após esse processo, o usuário precisa selecionar o disco USB que irá usar para criar o dispositivo bootável, clicando em “An 8GB USB thumb drive” quando o programa pedir. Com tudo pronto, é preciso clicar em “Erase than create the disk” e, a seguir, em “continue”. Nesse meio tempo, o programa mostrará uma barra com o progresso que irá carregar por um tempo.

usb boot os x yosemite 2

Depois disso, o sistema mostrará uma mensagem dizendo que o disco bootável do OS X está pronto. Agora, você já pode reiniciar seu Mac e pressionar a tecla Alt (option) para dar início ao processo de instalação.

usb boot os x yosemite 3

Segundo Modo:

Existe uma outra forma de criar o seu dispositivo USB bootável sem precisar da ajuda do Diskmaster X. Trata-se de uma forma disponibilizada pela própria Apple, em qualquer Mac, utilizando o Terminal.

Com o instalador do Yosemite em sua Pasta de Aplicativos, é possível criar um instalador digitando o seguinte comando:

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Untitled --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app –nointeraction

Feito esse processo, o sistema formatará o dispositivo USB e copiará os arquivos do OS X 10.10 para ele, acrescentando uma partição de recuperação.

Como podemos ver, é muito simples criar um dispositivo USB bootável do mais novo OS X e aproveitar todas as suas mudanças e vantagens no Mac.