"Como beijar" é o vídeo de tutorial mais popular do YouTube

Por Redação | 18 de Maio de 2015 às 09h41
photo_camera Divulgação

Recentemente, o YouTube completou dez anos de vida. Na última década, o site cresceu e se tornou mais do que uma fonte para passar o tempo - seja publicando ou assistindo clipes. Hoje, a plataforma é um grande acervo de tutoriais de todos os tipos e arriscamos dizer que basta procurar que será possível aprender praticamente qualquer coisa. Só que o vídeo mais popular na base do "faça você mesmo" pode surpreender até mesmo quem acessa o site todos os dias.

De acordo com um levantamento do YouTube, o vídeo de "how to" (ou "como fazer" tal coisa, na tradução livre) mais buscado e assistido de 2012 até agora é o "How to kiss" (como beijar). Em segundo lugar vem o dilema diário de milhares de homens, "como fazer nó de gravata", seguido por "como desenhar" e "como conseguir uma barriga 'tanquinho' em 3 minutos", respectivamente em terceiro e quarto lugares no ranking.

O que dá para perceber dessa lista é que todos os itens são tutoriais de coisas realmente úteis para todos os públicos, sejam homens, mulheres, crianças ou idosos. Veja abaixo a lista dos 10 vídeos de "como fazer" mais populares do YouTube:

  1. how to kiss (como beijar)
  2. how to tie a tie (como fazer nó de gravata)
  3. how to draw (como desenhar)
  4. how to get a six pack in 3 minutes (como conseguir uma barriga "tanquinho" em 3 minutos)
  5. how to make a starburst bracelet rainbow loom (como fazer uma "pulseira arco-íris" trançada)
  6. how to make a cake (como assar um bolo)
  7. how to curl your hair with a straightener (como enrolar seu cabelo com uma chapinha)
  8. how to make a bow (como fazer um arco)
  9. how to make a paper airplane (como fazer um avião de papel)
  10. how to dance (como dançar)

Segundo o site de vídeos do Google, as pesquisas desse tipo crescem 70% a cada ano. Hoje existem cerca de 135 milhões de vídeos instrucionais e esse número aumenta todos os dias. Diariamente são adicionadas 300 horas de vídeos de tutoriais a cada minuto no YouTube, que já totalizam 100 milhões de horas assistidas por usuários do serviço desde o começo de 2015.

"Estar constantemente conectado tem feito com que a gente espere por algo imediato e relevante em momentos de intenção - o 'eu quero saber', 'eu quero ir', 'eu quero fazer' e 'eu quero comprar' determinada coisa. Estes micromomentos são os novos campos de batalha para atingir os corações, as mentes e os dólares das pessoas", declarou o Google.

Fontes: Search Engine Land, Fast Company

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.