6 Coisas que você deve conferir antes de reservar um quarto no Airbnb

Por Dimitri Pereira

Há um motivo para o Airbnb ser um fenômeno: o preço. As pessoas colocam os seus espaços não utilizados para alugar e fazer um pouco de dinheiro enquanto estão fora da cidade e o custo total de suas férias pode ser mais barato do que se você ficar em um hotel, ou você ainda pode ficar num lugar mais luxuoso. Todos os envolvidos saem ganhando... ou não.

Se você utiliza esse serviço, deve saber que não se pode sair alugando qualquer quarto no escuro. Como você pode saber se o locatário do quarto é legítimo? Como você pode ter certeza de que o apartamento ou casa que você está reservando não é fedorento ou tem vizinhos barulhentos?

Reservar um quarto com o serviço de aluguel Airbnb pode ser uma ótima maneira de economizar em sua próxima viagem, no entanto ele não oferece as garantias de um hotel comum. Confira a seguir algumas dicas do que você deve saber ao locar uma hospedagem dessas e evitar um pesadelo no seu período de férias.

A falta de imagens

Isso pode parecer um pouco óbvio demais, mas as fotos são um recurso vital para quem quer alugar um espaço no Airbnb. Elas estão acompanhadas de informações. Quanto mais fotos tiver, melhor será. Você poderá ter uma noção do que se trata e saber se é exatamente o tipo de hospedagem que está procurando. Isso lhe dá também informações, tais como a limpeza geral do cômodo. Você não vai querer se hospedar em um local com infiltrações, por exemplo, pois o cheiro de mofo deve ser forte. Esses são detalhes que devemos estar atentos e logo descartar, mesmo com os preços bem baixos.

Mantenha-se atento também para as fotos com marca d'água de verificação do Airbnb. Isso significa que um fotógrafo profissional do próprio serviço foi enviado e permite que você fique tranquilo sabendo que aquilo que você viu será o que vai receber, mesmo que um fotógrafo tenha um olhar ainda melhor daquilo que o quarto é pessoalmente.

De qualquer maneira, tente reunir todas as informações que puder e evite qualquer hospedagem com poucas fotos.

Confira as críticas sobre o local

Os comentários, como com qualquer coisa que você compre pela internet, são o melhor recurso que você terá ao alugar um espaço. Não são todos os lugares que vão estar cheios de comentários, mas não deixe de ler os que estão disponíveis. Se você ver que tem mais de um comentário negativo, ou pelo menos duas avaliações com menos de três estrelas, evite! Há geralmente uma abundância de locais para escolher em qualquer grande cidade, de modo a eliminar qualquer opção medíocre com comentários ruins em primeiro lugar.

É verdade que um bom anfitrião poderia ser apenas novo no Airbnb e ainda esteja criando a sua reputação, no entanto, se é a sua primeira vez no site, prefira as hospedagens que já têm alguma história e com comentários positivos.

Um anfitrião preguiçoso ou rude

Se procurando por um quarto você encontrou um lugar que te interessou e está seriamente querendo fechar negócio, tente iniciar uma conversa com o anfitrião. Não espere respostas instantâneas para todas as suas perguntas ou preocupações, mas se ele demorar muito para responder, você pode antecipar e esperar um tratamento semelhante uma vez que estiver no local.

Além disso, é importante que você faça perguntas ao hospedeiro, o que pode lhe dar uma ideia melhor de sua personalidade. Você não precisa esperar que ele seja o seu assistente pessoal, mas se ele não está disposto a colaborar respondendo a perguntas gerais sobre a área ao redor, por exemplo, pode não ser um bom hospedeiro, independentemente se ele estará ou não na propriedade enquanto você estiver lá.

Vale a pena não só encontrar um lugar bom e que se adeque às suas necessidades, mas também um lugar onde você se sinta seguro.

Agências de aluguel e golpistas

Devido à popularidade do Airbnb e suas economias típicas no custo, agências de aluguel começaram a se infiltrar no serviço e a se fixarem como anfitriões. Um sinal que permite a identificação desse tipo de anúncio é a quantidade de vezes que você vê o mesmo lugar sendo oferecido em sua busca em uma cidade em questão, como pop-ups irritantes, com anúncios semelhantes, porém diferentes.

Enquanto uma hospedagem legítima pode ser listada muitas vezes em uma mesma área, se você não estiver morrendo por um lugar específico, é melhor ficar com as hospedagens que postam um único anúncio e que tenham uma ótima reputação.

Golpistas têm sido um problema no Airbnb também. Fique atento aos anfitriões que solicitam informações demasiadamente pessoais ou que peçam o pagamento fora do Airbnb. Qualquer coisa fora do serviço é considerado ilegal e rompe com os termos e condições do Airbnb.

Sem economias reais

Enquanto o Airbnb é muitas vezes mais barato do que se hospedar em um hotel, você nem sempre vai poupar o seu dinheiro. Os hospedeiros também estão querendo ganhar uma grana, por isso estão no Airbnb.

A menos que você queira especificamente sentir que está no aconchego do lar durante as suas férias, é melhor dar uma pesquisada e verificar os hotéis nas redondezas para se certificar que você está fazendo o melhor negócio possível.

E, se a sua estadia vai durar mais do que algumas semanas, procure por anúncios que fazem prços especiais para reservas a longo prazo, que podem ser cobrados mensalmente.

Rejeição

Só porque você encontrou o local perfeito para a sua estadia durante as suas férias e já tenha feito o pedido de reserva, isso não significa que você terá a hospedagem garantida.

O anfitrião também pode te rejeitar. Ele pode fazer isso por uma série de razões, principalmente pela sua própria proteção. Talvez porque o seu perfil não esteja completamente preenchido, ou ele não curtiu o seu tom ou sua personalidade ao trocar mensagens por exemplo.

Se você quiser evitar esse tipo de situação, faça sua busca com o recurso de reserva instantânea habilitado. Usando essa opção, você pode reservar as datas para a sua viagem e permite que você combine os detalhes de check-in com o anfitrião mais tarde. A única obrigatoriedade é que o seu perfil deve ser completamente preenchido antes que você seja capaz de fazer buscas usando a função de reserva instantânea.

Com essas dicas fica mais fácil para você encontrar um bom anfitrião e uma boa hospedagem, e evita que você caia em um golpe, ou que as suas férias se transformem em um pesadelo.