Claro libera chamadas via Wi-Fi para planos pós-pagos

Por Redação | 14.06.2017 às 13:36
photo_camera Bagarai

A Claro liberou nesta semana o recurso Wi-Fi Calling para clientes que utilizam iPhone e alguns aparelhos de topo de linha da Samsung, como o Galaxy S7 e S8, além de suas versões Edge e Plus. Disponibilizada sem anúncios nem alardes, a funcionalidade permite que os clientes economizem com ligações ao utilizarem a rede sem fio, com as chamadas, mesmo interurbanas, sendo tarifadas como locais, sem distinção entre números fixos ou móveis.

Disponível apenas para clientes de planos pós-pagos, a novidade deve ser ativada pelas configurações do dispositivo e funciona de maneira automática, sempre que o usuário estiver ligado a uma rede sem fio. Até o nome da operadora muda quando o recurso está ativado, para Claro Wifi. A utilização da funcionalidade não requer pagamentos adicionais.

A novidade, entretanto, pode levar muita gente a ter que desativar o recurso quando estiver em redes públicas ou que não estejam funcionando direito. Isso se deve ao fato de que, uma vez ligado, o Wi-Fi Calling faz com que todas as chamadas passem pela conexão. Por um lado, isso garante economia, mas por outro, exige uma internet de boa qualidade.

Vale a pena citar ainda que o recurso pode ser usado mesmo quando o sinal tradicional para chamadas não está disponível. Caso esteja fora do país ou tenha acesso a um Wi-Fi, por exemplo, o usuário pode continuar utilizando seu número normalmente para realizar ligações e receber SMS, cujas mensagens também podem chegar por meio da internet.

De acordo com a Claro, o serviço está disponível para os usuários que estejam rodando as versões mais recentes do iOS ou Android nos dispositivos compatíveis. Não há previsão de liberação para outros aparelhos. No Brasil, operadoras como a Vivo e a Porto Seguro também possuem o recurso, mas funcionando por meio de aplicativo.

Fonte: Tecnoblog