CEO do Reddit assume ter editado mensagens que o criticavam

Por Redação | 24.11.2016 às 11:30

Steve Huffman, CEO do Reddit, admitiu nesta quarta-feira (24) ter editado comentários feitos na plataforma que o criticavam e insultavam. Ele usou seu poder para substituir referências ao seu próprio nome de usuário pelo de moderadores que eram a favor de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, depois da repercussão do caso Pizzagate.

Toda a ação de Huffman aconteceu de forma anônima e, de acordo com o próprio executivo, a substituição de nomes aconteceu durante cerca de uma hora. Ou seja, durante cerca de 60 minutos, os insultos direcionados a ele foram redirecionados para outras pessoas.

"Como CEO eu não deveria jogar esses jogos, e está tudo resolvido agora", disse referindo-se à edição de conteúdo sem o consentimento dos usuários. "Nossa comunidade está bastante irritada comigo, então com certeza eu não farei isso novamente." Continuando sua explicação, Huffman disse que fez isso numa espécie de caça aos trolls.

Entenda o caso

A história começou no início desta semana, quando o The New York Times publicou um relatório sobre uma pizzaria de Washington DC que era alvo de notícias falsas no Reddit. As mensagens diziam que o local, chamado Comet Ping Pong, era sede de uma rede de abuso infantil liderada pela então candidata à presidência norte-americana Hillary Clinton e seu chefe de campanha, John D. Podesta.

Após a publicação do jornal, o Reddit tomou medidas para retirar uma comunidade intitulada "r/ Pizzagate" de sua plataforma, pois seus membros tentavam provar existência de uma conspiração envolvendo a tal pizzaria. No entanto, após a medida adotada pelo site, outra comunidade ficou revoltada: a "r/The_Donald", que reunia simpatizantes do rival de Hillary, Donald Trump.

Não demorou até que os usuários pró-Trump começassem a deixar comentários de ofensa direcionados ao CEO da plataforma. No entanto, alguns desses membros do Reddit começaram a notar que suas mensagens haviam sido modificadas sem o seu consentimento ou conhecimento: em vez de fazer referência ao executivo, elas eram direcionadas aos moderadores de uma comunidade que apoiava Trump.

Agora, Huffman admitiu ter substituído o alvo dos comentários contendo a expressão "f ** k u / spez" (spez é o nome de usuário do CEO no Reddit). Mas é claro que a "brincadeira" despertou a frustração e a desconfiança de muitos em relação à credibilidade da plataforma.

Via Reddit