Casa do prefeito de São Paulo, João Doria, é desfocada no Google Maps

Por Redação | 30 de Agosto de 2017 às 12h53

A casa do atual prefeito de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), foi desfocada no Google Maps. Quem tentar acessar o recurso Street View nos arredores da residência do político, que fica no bairro Jardim Europa, poderá visualizar as ruas e arredores normalmente, com toda a fachada do local e adjacências ocultadas automaticamente pela plataforma.

O pedido foi feito pela Assessoria Policial Militar, órgão da administração municipal que é responsável pela segurança do prefeito. A companhia acatou à solicitação, com as mudanças sendo feitas nesta semana, mas não se pronunciou sobre o assunto, apontando apenas que qualquer pessoa pode fazer o mesmo por meio de um formulário disponível no próprio Google Maps.

Casa do prefeito de SP`, João Doria, é borrada no Google Maps.

Muitas destas atitudes são feitas de forma automática, pelo próprio algoritmo da empresa, por meio de um sistema que detecta rostos e placas de veículos. Ocultamentos adicionais, ou melhoras naqueles já existentes, podem ser feitos por meio de uma ferramenta dedicada, acessível a todos os usuários.

Apesar de a casa de João Doria ter sido borrada na funcionalidade Street View, ela ainda pode ser vista de cima por meio da visão de satélite do serviço Maps. Além disso, um modelo 3D da mansão, uma das dez maiores da cidade de São Paulo, também pode ser visualizado no serviço Google Earth.

Localizada a poucas quadras do Esporte Clube Pinheiros e da Avenida Brigadeiro Faria Lima, um dos corações financeiros da capital paulista, a casa de Doria alvo de protestos desde que o empresário assumiu a prefeitura. O local já foi palco de manifestações contra as medidas de privatização aplicadas por ele, e, inclusive, teve seu muro pichado.

Na ocasião, o prefeito associou a ação a “partidos esquerdistas” e disse que residências não são locais para protesto, indicando que os insatisfeitos fizessem isso diante da Prefeitura, que fica no centro da cidade. Além disso, ele acusou os manifestantes de ameaçarem seus seguranças e também a integridade física e os patrimônios dos vizinhos.

Fonte: Google Mapas