Capitais têm mau desempenho em ranking de cidades receptivas à banda larga

Por Redação | 18 de Agosto de 2016 às 19h41
photo_camera Divulgação

Aparentemente as capitais brasileiras não são os melhores lugares para quem precisa de internet de qualidade. Nesta quinta-feira (18) foi publicado o primeiro ranking das "Cidades Amigas da Banda Larga", estudo feito pela consultoria Teleco. Nesse estudo, a consultoria analisou vários fatores para classificar as melhores cidades com condições para ampliar ou melhorar a cobertura de banda larga, gerando uma lista com 100 municípios receptivos à instalação de redes e torres.

Em geral, as capitais brasileiras não fizeram bonito. De todas, a melhor colocada é Curitiba, no Paraná, que ficou em 16º lugar no ranking geral. São Paulo figurou em 91º lugar, pouco à frente de Belo Horizonte, que ficou em 98º.

O motivo que levou a capital paulista a tirar uma posição tão baixa foi a proibição de instalação de ERB em locais como cadeias, hospitais, presídios, postos de saúde, escolas, entre outros. Além disso, a falta de processo administrativo claro e transparente na aprovação de pedidos de instalação de estações também afetou a colocação. Em São Paulo, não existe um procedimento padrão, ou um formulário unificado para se fazer pedidos de licenciamento, o que atrasa muito a aprovação. As operadoras também precisam pagar uma taxa mensal.

No caso de Belo Horizonte, a culpa do 98º lugar fica por conta das grande burocracia, leis restritivas e prazos alongados para obtenção de licença. O custo alto também fez diferença.

De maneira geral, Uberlândia (MG), Cascavel (PR), São José dos Pinhais (SP), Várzea Grande (MG) e São Luís (MA) são os melhores locais para banda larga no Brasil. São Luís, em especial, tem uma lei que facilita a implementação de infraestrutura de banda larga na cidade.

Entre as condições analisadas estão legislação local em relação à instalação de redes, torres e antenas, burocracia, prazos para licenças e custos de implantação.

Via: Tele Síntese

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.