Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brave agora deixa você criar seu próprio ranking de buscas na web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2022 às 13h58

Link copiado!

Divulgação/Brave
Divulgação/Brave

O mecanismo de busca Brave começou a permitir ao usuário definir seus próprios critérios para os resultados da pesquisa. O objetivo é evitar o algoritmo programado que pode não entregar exatamente o que se espera. Dessa maneira, você poderia refinar uma busca por "vacinas" para ter como resultado em destaque laboratórios fabricantes em vez de ler notícias sobre os imunizantes.

Uma guia chamada Goggles (Óculos, em português) foi adicionada de modo beta e permitirá aos usuários criar, modificar ou até pegar emprestado as configurações de outras pessoas para deixar sua procura mais eficaz. Você pode até ter algum trabalho para ajustar tudo na primeira vez, mas depois terá mais tempo livre quando estiver em busca de uma resposta precisa.

Continua após a publicidade

Como as configurações de refinamento podem ser compartilhadas, o Brave incentiva a criação de comunidades para troca de Goggles. Esta seria uma solução ideal para pessoas com interesses parecidos, como grupos ideológicos ou profissionais de tecnologia. Nesta fase de testes, as pessoas vão se deparar mais com recursos voltados para sites estrangeiros, mas nada impede os brasileiros de desbravar o recurso.

Algoritmo controlável

Embora os algoritmos de buscadores tenham evoluído bastante ao longo dos anos, existe reclamação de certas pessoas quanto aos resultados. Esses sistemas não deixam claro todos os critérios usados para ranquear, então ninguém sabe com precisão porque o site X aparece na frente do Y. Sites menores ou não noticiosos, por exemplo, podem ficar escondidos lá pela quinta ou sexta página, praticamente inacessíveis.

A Brave é bastante crítica em relação à forma como as duas rivais (Microsoft e Google) priorizam resultados de pesquisa e rebaixam outros. A justificativa é pautada no uso de fontes de informação consideradas mais confiáveis, mas em tempos de fake news este conceito pode ser relativo — alguns grupos inclusive acusam os algoritmos de manipular resultados com viés político-partidário.

Continua após a publicidade

Apesar de dar mais liberdade, há também o lado negativo de restringir o acesso. Com um filtro pré-determinado, as pessoas ficarão restritas sempre às mesmas fontes de informação, o que pode impedir a localização de resultados fora do padrão estabelecido. Se você curte a proposta do Brave, então poderá dar uma chance para o Goggles e a sua promessa interessante de ranqueamento personalizado.