Publicidade

Brasil tem 116 milhões de usuários de internet, afirma IBGE

Por| 21 de Fevereiro de 2018 às 13h14

Link copiado!

Brasil tem 116 milhões de usuários de internet, afirma IBGE
Brasil tem 116 milhões de usuários de internet, afirma IBGE

O Brasil já tem 116 milhões de usuários de internet. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (21), mas referentes a uma amostragem feita até o final de 2016, exibindo aumento de mais de 7% no total de cidadãos online. Os dados também confirmam tendências mundiais, como a onipresença dos celulares como dispositivo preferido para acesso à rede, sendo citado por 94,6% dos entrevistados.

Segundo o IBGE, 64,7% da população brasileira acima dos 10 anos de idade, com uma prevalência dos jovens adultos – 85% das pessoas entre 18 e 24 anos de idade – têm acesso à internet. 65,5% das mulheres entrevistas possuem alguma forma de acessar a rede, contra 63,8% dos homens entrevistados.

A pesquisa também mostra a continuidade de algumas tendências, para o bem e para o mal. A região Sudeste continua com o maior índice de habitantes conectados (72,3%), seguida do Centro-Oeste (71,8%) e Sul (67,9%), enquanto o Nordeste e Norte trazem os menores totais, com, respectivamente, 52,3% e 54,3% de cidadãos online.

Os brasileiros com mais de 60 anos de idade também permaneceram como a faixa etária com menor penetração da rede, com apenas 25% de internautas. No total geral, são 63,3 milhões de brasileiros desconectados em todo o país, com três em cada quatro cidadãos afirmando que a falta de conhecimento sobre ferramentas, dispositivos e a própria internet é o principal motivo para a vida off-line. 14,3%, ainda, citaram os altos preços como um fator impeditivo.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, na outra ponta desse espectro, a comunicação é citada como a principal forma de utilização da rede. Como o celular é o dispositivo mais usado pelos brasileiros, aplicativos de mensagem ou bate-papo também apresentaram maior penetração, com 94,6% dos internautas afirmando serem utilizadores de soluções desse tipo. 76,4% dos entrevistados afirmaram usar a internet para assistir a vídeos, enquanto as chamadas de voz ou vídeo aparecem na terceira colocação, com 73,3%.

Abaixo dos celulares como aparelhos preferidos para acesso à rede estão os computadores, com 63,7%. Na sequência aparecem os tablets (16,4%) e, por mais incrível que pareça, os televisores inteligentes, com 11,3% de penetração. O domínio dos smartphones é claro e, praticamente, imbatível, mas nesse quesito, houve queda – de acordo com o IBGE, em 2015, 78,3% dos brasileiros possuíam um smartphone, enquanto, um ano depois, esse total é de 77,1%.

Essa é a primeira vez que o IBGE publica estatísticas relacionadas ao número de usuários no Brasil, já que, até agora, suas pesquisas se concentravam no número de casas conectadas. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, como foi chamada, pretende entregar um panorama mais específico do uso da rede pelos brasileiros, principalmente em uma época de clara expansão da internet móvel e de métodos alternativos de acesso.

Fonte: IBGE