Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil fica em 57º lugar em ranking mundial de internet móvel

Por| 17 de Agosto de 2016 às 16h56

Link copiado!

Tech Líder
Tech Líder

O fato de que a internet móvel no Brasil não é lá das melhores não é necessariamente uma novidade, mas um novo levantamento mostra o quanto, em relação a outros países, a conexão é boa (ou não). A rede de internet móvel brasileira apareceu na 57ª posição dentre 95 países avaliados pela britânica OpenSignal, empresa que avalia serviços de cobertura móvel ao redor do mundo.

Segundo a pesquisa, 93 desses países possuem conexão 3G – ou superior – funcionando em média 75% do tempo. A velocidade média dos acessos 3G no Brasil é de 7,2 Mbps, que é uma boa conexão quando comparada com a existente no Afeganistão, que aparece no estudo com apenas 2,2 Mbps. No entanto, está longe de ser uma conexão excelente. A Coréia do Sul aparece em primeiro lugar com uma velocidade de 41,3 Mbps.

Velocidade média por país (Imagem: OpenSignal)

Continua após a publicidade

De acordo com o levantamento, o tipo de conexão mais presente é o Wi-Fi, que aparece tanto em países com boa disponibilidade de redes 3G/4G quanto em países que possuem uma infraestrutura de dados móveis mais limitada. O país que apresentou maior uso desse tipo de conexão foi a Holanda, com 70% dos smartphones conectados a alguma rede sem fio. A China aparece em segundo lugar, com 63%, e a Etiópia figura em último lugar, com apenas 15% do tempo de uso em redes wireless.

"Enquanto o preço de gigabytes continua alto e o Wi-Fi grátis e rapidamente disponível, os consumidores continuarão usando Wi-Fi para aumentar os serviços de dados móveis", diz a OpenSignal em sua análise.

Em relação à disponibilidade da rede, Japão e Israel aparecem em segundo e terceiro lugar com 95,5% e 95,2% de conexões 3G disponíveis respectivamente. Neste caso, a empresa avaliou em quais locais os usuários poderiam encontrar redes 3G ou 4G com maior frequência, e se baseou na proporção de tempo que eles ficam conectados a alguma rede. No quesito disponibilidade de redes 3G/4G , o Brasil aparece em 69º, abaixo de Grécia e China (67º e 68º) e acima de Belarus (70º) e Eslováquia (71º). A Guiana apareceu na última posição com disponibilidade de conexão 3G ou superior de apenas 36, 5%.

Continua após a publicidade

Disponibilidade de rede 3G (Imagem: OpenSignal)

Para realizar a pesquisa, 822 mil aparelhos foram avaliados em cerca de 12 bilhões de medições entre 1º de maio e 23 de Julho deste ano.

Fonte: OpenSignal