Brasil é 87º em ranking mundial de velocidade da internet

Por Redação | 15.12.2016 às 18:22

Embora o Brasil ainda esteja longe de se gabar em ter uma das velocidades de internet mais rápidas do mundo, o país recuperou posições no ranking global da Akamai de velocidade das conexões à internet.

No terceiro trimestre, a média da velocidade foi de 5,5 Mbps. O resultado é bem melhor que os 3,6 Mbps medidos pela Akamai no mesmo período de 2015. Em um ano, o país saiu de 93o para ocupar a posição 87 dos 242 países dos quais a empresa tem informações.

Ainda assim, o resultado manteve o Brasil abaixo da média mundial, que no mesmo período foi medida em 6,3 Mbps –um crescimento de 21% em um ano.
Segundo a Akamai, mais da metade (52%) das conexões no Brasil são de velocidades a partir de 4 Mbps, enquanto apenas 10% das conexões estão acima de 10 Mbps e 2,9% superam os 15 Mbps. Nesse último ponto, no entanto, o relatório destaca um crescimento de 353% nessas conexões mais rápidas no último ano.

No cenário global, a Coreia do Sul se manteve na liderança do ranking, com média de 26,3 Mbps, o que representa uma queda de 2,5%. Nas Américas, EUA e Canadá aparecem bem à frente dos demais, com o Brasil ficando em sexto.

Considerando apenas as conexões móveis, o Brasil apresentou velocidade média de 4 Mbps. Ainda de acordo com o levantamento, as velocidades médias das conexões móveis analisadas variou de 2,2 Mbps na Venezuela a 23,7 Mbps no Reino Unido.

Fonte: Convergência Digital